Censura

Peço licensa a todos os leitores pra publicar algo de extrema importancia!

Tenho 21 anos, entao não vivi a ditadura militar, principalmente no seu “apogeu” (se assim posso chamar um ditadura) do Ato Institucional n°5. Então, não sei o que é viver num país onde exista a censura EXPLICITA. Sim, estou dizendo explícita, direta, descarada. Esta é censura que não conheço, mas basta apenas estarmos um pouquinho antenados com as notícas do Brasil e mundo, principalmente via internet, que veremos que de fato, a censura sempre tenta voltar disfarçada. É só termos um refresco na memória: tivemos o caso do Aécio Neves e sua irmã na mais bela tentativa de criar um “filtro” pra imprensa (vamos lembrar disso nas proxinas eleições pessoal); a imortal Lei de Imprensa que vira e mexe volta na pauta do congresso; tivemos o caso do nosso presidente querendo expulsar o correspondente do The New York Times há alguns anos atrás; há um pouco mais de 10 anos, houve a censura do sr. Roberto Marinho ao filme Beyont Citizen Kane (Além do Cidadão Kane) com apoio de muitos politicos, que alias, perdura até hoje… exemplos não nos falta de censura indireta, modesta, “na moita”, disfarçada de lei ou de sob o pretexto de “segunraça nacional” (olha só o episódio da abertura das contas presidenciais do senhores Lula e FHC).

Cabe a nós, profissionais da comunicação, professores, estudantes, frentistas, ambulantes, executivos, donas de casa… enfim, cabe a nós BRASILEIROS, impedir essa apropriação de uma das poucas vozes que temos que se fa ouvida: a liberdade de empressão e imprensa. Devemos fazer isso principalmente pelo fato do aspirante a “apropriador” ser o maior réu dessa liberdade.

Esse excelente cartaz foi elaborado pela agencia AFRICA a pedido da ABI em comemoração do Dia Internacioal da Liberdade de Expressão, no ultimo dia 3 de abril.

Peço perdão aos visitantes, mas eu não poderia postar esse maravilhoso e super criativo trabalho sem falar sobre esse fantasma que insiste em nos perseguir e deixar registrado o meu total repúdio a essa prática.

Fonte: Art&Design

2 Responses to Censura

  1. Olá, obrigado pelo comentário e pelo elogio.
    Parece que encontramos mais um blog com referências do mundos dos logos.
    Vamos manter um olho por aqui. Parabéns pelo site.
    Tente citar a fonte quando usar alguma imagem ou se basear em algum texto do nosso blog, tá legal?

    Abraços e sucesso.

  2. danielcampos15 disse:

    Olá André.

    Muitissimo obrigado pelo elogio ao LogoBR. Com certeza, trabalho pra fazer um bom blog, com noticas interessantes e referencias, como o Cidade dos Logos e outras fontes de pesquisa minha.

    É um prazer saber que estão “com um olho por aqui”. Fico imensamente grato e motivado. Fique sempre a vontade.

    Quanto ao não citar vcs no post do NIN, peço desculpas. Foi um lapso meu ou falta de experiencia, posto que, se reparar, sempre transfiro os créditos aos autores, fontes e etc. Ja atualizei o post com o linck direto pro Cidade dos Logos e aqui deixo mais um pedido publico e formal de desculpas.

    Nao é intenção do LogoBR denegrir ou ursupar nenhum crédito. Por favor, aceito nosso pedido de desculpas e fique sempre a vontade de nos visitar, ok?!

    Grande abraço e sucesso
    Fique com Deus

    Daniel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: