DiaTipo Natal 2008

Paz (aloha)!

Fala rapaziada, como estão? Espero que muitíssimo bem.

Vim aqui hoje para contar para vocês um pouquinho de como foi o DiaTipo Natal, organizado (de maneira excelente) pelo Henrique Nardi do Tipocracia e pelo Luciano Cardinali e que rolou na ESPM em São Paulo, onde sortudos estudantes e grandes profissionais dividiram conosco, reles mortais, suas experiências e conhecimentos em typedesign. O evento foi animal!

diatipo

Os trabalhos começaram com o Claudio Rocha, editor da revista brasileira Tupigrafia, falou de sua experiência na Itália com a edição da TipoItalia e de sua colaboração com a Tipoteca Italiana, um dos mais importantes museus de tipos dos séculos XIX e XX do mundo. Falou bastante sobre os profissionais italianos e passou diversos links animais.

Depois dele veio Gustavo Garcia, brazuca que está estudando o MFA em Design As Author na School of Visual Arts de Nova York e sua não-formação em tipografia, o que lhe deu uma nova visão dos types. Como ele mesmo disse: “Gosto de enxergar os tipos como imagem independente e não apenas letras.” A palestra foi rápida mas, muito proveitosa.

Após o almoço, voltamos com a palestra de Gustavo Soares. O cara chegou ao Brasil da Holanda há três meses, onde finalizou o curso Type and Media na super conceituada escola KABK, uma das melhores do mundo para estudar typedesign (isso sem contar que ele, antes de estudar na KABK, se formou em Information Design em Reading University. Ele mostrou como é o programa de ensino na escola e seus trabalhos feitos por lá.  Contou da experiência de chegar lá sem nenhum conhecimento em typedesign e sair com uma fonte pronta, a Pocket (que eu, particularmente, achei sensacional), feita especialmente para livros pockets.  O Gustavo falou muito sobre anatomia tipográfica e suas análises dos tipos, o que foi muito proveitoso pra mim. Ele encerrou mostrando um slide show com a apresentação da Pocket, que foi show e com uma trilha sonora muito bacana. Uma palestra excelente.

Logo após, veio o Fernando de Mello (PS: eu conheço um cara em Indaiatuba que é uma fotocópia dele! =). Ele estudou MA em Typeface Design na outra “escola – referencia” da Europa quando se fala em typedesign: Reading University. Mostrou types pessoais que não estão prontos ainda. Falou um pouco sobre suas experiências na Reading, de como é o curso por lá e mostrou sua fonte premiadíssima, a Frida. Ele agora trabalha na FontSmith em Londres.

Após isso, houve um bate-papo entre todos os palestrantes, o Crystian Cuz direto de Londres, a platéia e a rapaziada que estava assistindo tudo pela internet.

Resumindo: valeu a pena demais os dois metrôs e os quatro ônibus! Aprendi muito, conheci gente que manja pra caramba sobre tipos e fiz novos contatos que em breve renderão frutos. Já faço meu convite  todos para o próximo DiaTipo. Assim que houver as informações e o Henrique me enviar, posto pra vocês, ta legal!

O Henrique subiu alguma fotos do evento no Flickr. Ai vai uma com toda a mesa e o Crystian. Para ver todas, basta clicar em cima da imagem.

diatipo_mesa

Putz, só queria ter ido tomar uma Coca com os caras!

A propósito, o Henrique irá nos enviar todos os links e bibliografia que os palestrantes nos mostraram. Assim que isso estiver em minhas mãos, volto aqui e faço um update pra vocês. Como essa atualização não irá aparecer nos feeds, aos que desejarem, eu enviarei um email avisando quando esses links estiverem publicados aqui. É só deixar o comentário ai com um email válido, ta legal!

Grande abraço

==========

UPDATE 19-01-09

Acabei de receber a lista dos links e bibliografia apresentados pelos palestrantes do DiaTipo Natal. Basta acessar a página abaixo que está tudo lá pessoal:

LINKS E BIBLIOGRAFIA DIATIPO NATAL 08

6 Responses to DiaTipo Natal 2008

  1. Mr. Prawiro disse:

    Quando pintarem os links e bibliografia, gostaria de receber.

    Abraços!

  2. Fred disse:

    Putz! Deve ser muito massa se formar nessas escolas de ponta européias _o/

  3. Daniel,

    Siplesmente FAN-TÁS-TI-CO!!!!!!

    Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!!!

  4. […] DiaTipo Natal, tive o prazer de conhecer o Henrique Nardi, idealizador do projeto Tipocracia, que envolve […]

  5. Daniel Campos disse:

    Mr. Prawiro
    Com certeza. Estou apenas na espera do Henrique. Assim que ele me enviar, repasso a você também, ta legal! Obrigado por sua visita, sinta-se sempre a vontade para comentar, sugerir e criticar. O LogoBR é feito por todos nós!

    Grande abraço

    Fred
    Com certeza cara. Só pelo o que os caras lá disseram, tem que estudar demais. Se bem que, saindo de lá, “algumas” portas já estarão abertas, e creio que a recompensa irá compensar os meses e anos de estudo. Quem sabe um dia nós Fred!
    Valeu pela participação amigão. Espero poder contar contigo por aqui mais vezes. Fique sempre a vontade e, se tiver algo a falar, manda bala. Criticas, sugestão, dicas, elogios… tudo é sempre bem-vindo!

    Grande abraço

    Hélio
    Valeu Hélio. Só estou divulgando, os parabéns fica pro Henrique, Gustavos, Crystian, Prof. Fernando e etc… =D

    Grande abraço

  6. […] de cada palestra e palestrante, acesse o Flickr do evento. Eu estive na última edição do DiaTipo em dezembro de 2008 e foi sensacional! Vale a pena […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: