34 Responses to Coca-Cola vrs. Pepsi: logotipos

  1. Logo bom é o logo imutável. Nasce como representação máxima de uma empresa e aí sim, pequenos ajustes finos podem ser feitos durante sua trajetória. É pra vida toda. A Pepsi muda, muda e até hoje não chegou na força e peso da marca da Coca-Cola. Já vi a latinha nova da Pepsi e achei um tanto quanto simplória, perdida em um mar de marcas. É, acho que ainda não foi dessa vez.

    Ótimo post Daniel! Vida longa ao LogoBR! Bjs!

  2. Dado disse:

    Não conheço a história das marcas em detalhes, mas me parece que a Pepsi já surgiu com uma estratégia equivocada. Ao mimetizar o logo da rival que, 13 anos antes, simplesmente inaugurou o nicho, a Pepsi acabou assinando um atestado de falta de autenticidade, de cópia, de imitação — quase um atestado de marca genérica. Claro que seria querer demais do “marketing” e “branding” de finais do século XIX uma visão de posicionamento mais elaborada. Suponho que nenhuma das empresas/marcas imaginava as proporções que o mercado tomaria e o papel que elas desemepenhariam no futuro. De qualquer forma, acho que sim, por um lado a Pepsi costuma estar mais em contato com o sentimento contemporâneo, mas não por estratégia e sim por força de uma falta crônica de identidade, que remonta aos seus primeiros dias.
    Mais de 100 anos passados, o que me parece é que, nos 100 por vir, a percepção dessas marcas continuará a mesma: a autêntica e aquela que sempre correu atrás, ousando por vezes, mas sempre sem muito sucesso (comparativamente).
    Pra colocar um pouco de polêmica nessa história, coloco aqui meu voto pró-redesenho da marca da Coca. Não tanto um redesenho, mas pequenas modificações, daquelas que o público médio quase nem percebe. Adoro o aspecto caligráfico e o fato de estar praticamente inalterada desde o dia um. Mas tenho que concordar com o Wollner. Na minha opinião, dá pra manter exatamente o mesmo espírito, mas com um desenho melhor.Por fim, um pouco mais de gosto pessoal: o logo de 1940 da Pepsi é, para mim, quase perfeito em termos de desenho.

  3. Fábio Léda disse:

    Primeiro, gostaria de parabenizar o LogoBR pelo ótimo blog, já virei visitante!

    Bom, quanto aos logos, não há o que se discutir. Basta olharmos pro passado e depois para o presente, pra vermos a posição das duas mercas. A Coca-Cola chegou à excelência e por isso, nem precisa mudar a marca, no máximo, redesenhar alguns detalhes sutis. Quanto à Pespi, acho que essa última mudança foi muito infeliz, o símbolo e a tipografia não têm identidade nem peso. Ficou simplório demais, me dá a impressão de que está faltando algo. Acho que o redesenho da versão de 1991 (pra mim, bem solucionada) pro de 1998 foi uma mudança válida, por mim, parava por aí. O logo era forte, tinha uma tipografia moderna e com personalidade. Símbolo idem. Mas essa nova cara da Pepsi não me agradou nem um pouco.

    • Daniel Roschel disse:

      Olá amigos.
      Concordo com o Fabio Léda quando acho também que o novo logo da Pepsi não agrada e descaracterizou toda o visual que já fazia parte do nosso imaginário, até parece que a marca foi sequestrada e colocaram outra em seu lugar enquanto não encontram a verdadeira. Quanto a Coca acho que ela investe na longevidade e sentimento da marca junto ao seu público. Prefiro assim. Já pensou se toda semana a Ivete Sangalo aparecesse para seu público de uma forma diferente? Um dia loira, outro mais cheinha, depois toda recatada, e assim por diante? Iria confundir todo sentimento gerado em seu público e dessa forma nunca posicionaria a sua marca.
      Valeu e vida longa ao LOGOBR

  4. Morandini disse:

    Um círculo, um quadrado e outro círculo. Esta é uma das marcas gráficas mais fortes do Brasil. Mas eu me pergunto: será que o logotipo da Rede Globo é muito bom ou é a exposição maciça que o torna forte e marcante? Não acho que a marca gráfica da Coca-Cola seja atual. Na minha modesta opinião o que a mantém no topo e na cabeça das pessoas é a conjunção de dois fatores: 1) É uma marca clássica (e os clássicos envelhessem com mais nobreza). 2) As campanhas publicitárias, o marketing e o merchandising da empresa são muito bem estruturados.

    É aquela velha história… Um logotipo sozinho não constrói uma marca. Ela é fruto de um coordenado, constante e árduo trabalho estratégico. A Pepsi teve de fazer mais ‘lições de casa’ para se manter no páreo.

    Um abraço:

    Morandini

  5. Victor Soares disse:

    Concordo com o Morandini.
    Não acho que o logo da Coca-Cola seja bom, mas está de fato na cabeça das pessoas e todos estão acostumados com ele mais por um trabalho de Marketing do que de Design.

    Com certeza a Pepsi já não começou bem, mas temos que pensar o seguinte, quando vamos desenvolver algum novo trabalho, seja qual for, temos que pesquisar os concorrentes, pra dessa forma o resultado final não fugir do nicho de mercado, porque isso vai dificultar a associação dos consumidores daquele trabalho a tal tipo de produto. Então o que eles tinham naquela época era a Coca-Cola, e tudo bem que eles praticamente plagiaram o logo, mas não foi uma linha de pensamento completamente incoerente.

    Abraço,
    Victor Soares

  6. Ralph Almeida disse:

    olha o q acabei de achar http://aletp.com/2009/07/28/vio-refrigerante-de-leite-da-coca-cola/
    isso mostra q a coca ta sempre provando q desatualizada ela não está!

  7. Jonatha Dapper disse:

    Ola, na minha opinião nenhuma das marcas estão certas ou erradas. O logo de cada uma das marcas esta seguindo o seu planejamento estratégico e a alma da marca. A pepsi tem em seu DNA a juventude, revolução e diversão. Ao contrario da Coca-cola, que tem em seu DNA “o mundo perfeito, equilibrado, feliz e seguro”, uma espécie de “Èden”. Acredito que a causa do logo da pepsi ser plagio do da coca em 1940 é a falta de um DNA autentico da pepsi na época. Mas desde aquele tempo a pepsi vem mostrando sua autenticidade, e se afastando do DNA da sua forte concorrente coca-cola.

    Abraço,
    Jonatha Dapper

  8. Marlon Tomio disse:

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog Daniel.

    Bom… Acho que analisar uma logo pura e simplesmente é demasiadamente superficial… não devemos esquecer que muito mais do que uma logo, o que realmente faz efeito é a histórinha contada para os consumidores, tudo o universo que é criado em torno de uma marca, não de uma logo, de uma marca mesmo. E é isso que eu chamo de branding.

    abraços!
    Tomio

  9. Carol Mengate disse:

    Realmente não dá pra resisitir a deixar um comentário.
    Gostaria de lembrar o exemplo da Apple, com sua maçã. Enquanto Microsoft e Ibm investiam em identidades voltadas para o conceito de tecnologia, a Apple não foi atrás e inovou (como sempre) com um elemento q de tecnologia não tem nada, aliás bem pelo contrário. Essa referencia é só para questionar o fato de procurarmos muitas vzs nos basear nas identidades visuais dos concorrentes. Elas tem q ser estudados SIM, mas não necessariamente seguidos. E foi aí q a pepsi tropeçou. Acho q a pepsi demorou um pouco mesmo pra assumir e investir numa identidade própria mas agora q foi definido um conceito, o fato de renovar-se acho natural… Talvez pq a pepsi está sempre atrás da coca (pelo menos aq no Brasil)ela se renove constantemente. A coca tem seu logotipo de valor mas temos q ver q seu produto tbm é muito bom! É de aceitação mundial! Se não fosse o gosto da coca acho q esse logo não teria durado muito…
    Finalizando, acho q estamos em outros tempos e, com o perdão da pretensão, alguns dogmas do design gráfico deveriam ser revisitos. O fato de uma marca renovar-se não dveria ser visto apenas como uma falha, como um problema de fixação de identidade, mas, levando em conta esse fator tbm, o redesign de uma marca mostra q a empresa está preocupada com sua empresa e em “servir melhor” seus clientes. Q acham?

  10. Concordo com Jonatha e Carol. DNA da Pepsi é jovem e nada tem haver com o da Coca que prima por uma mundo SURREAL e deliciosamente preto e vermelho. Existe um filme chamado GUERRA DAS COLAS? Quem já viu? Fantástico! Eu tenho DVD! Quem quiser é só pedir!

  11. Gilmar Vieira disse:

    Algúem já viu o novo logo da Rádio Globo por exemplo?
    Deixou de usar o tradicionalíssimo formato de letra da Rede Globo de TV, para um esquema que mais parece feito no Paintbrush…
    A Palavra “marca” de fato é um conceito. Marcar é deixar impresso no inconsciente a característica de um produto, e seu imediato reconhecimento.
    Alguns projetos de “branding” me parecem ser mais tentativas “perdidas” de buscar uma coisa que está de fato errada, mas não na marca, mas na própria concepção do “produto”. “Durabilidade” ao longo do tempo me parece ser uma genialidade que nem mesmo o tempo pode apagar, ao contrário, a reforça.

  12. Acredito que realmente temos que levar em consideração quanto a história da Coca-Cola agiu para fixar a marca ao longo de sua história, mas avaliação apenas o logotipo, em si, vejo uma marca que atende plenamente a diversas características inerentes a filosofia da empresa e ao mesmo tempo que enquadra-se a conceitos de criação aplicados ao longo desse tempo. Trata-se de um logotipo com movimento, forte, legível, de fácil aplicação, direto e até moderno, ou seja, não tem porque mudar mesmo. No caso da Pepsi até entendo que uma empresa com mais de 100 anos mude sua marca ao longo do tempo, o estranho é que as mudanças estão tornando-se cada vez mais frequentes, isso soa pra mim como insegurança e demonstração que não há uma certeza da identidade da empresa e essa descaracterização as vezes pode não ser entendia como modernização.

  13. bruno disse:

    talvez muitos não sabem, mas a pepsi é lider mundial, em poucos países a coca é lider.

    e acho q nossa percepção em relação ao mercado norte-americano seja diferente, ou alguém que comentou, morou ou mora lá?

  14. Dri Viaro disse:

    Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e lhe desejar um ótimo fim de semana
    bjsss

    Aguardo sua visita 🙂

  15. phildarri disse:

    É verdade que o simbolo da Coca-Cola não tem mudado muito ao longo dos anos, mas não é correto colocar o logo de 2009 como o inicial. Esta foto mostra um pouco as diferenças:
    Coca-Cola History
    A idéia não mudou, mas certamente o logo “evoluiu”.

  16. João Sá disse:

    Eu acho que é impossível a Coca fazer um logo melhor e com mais identificação com o produto. É o casamento perfeito, é a marca mais conhecida do mundo. Vejo a Pepsi como tentando e tentando… e nunca conseguindo!… Eu, que sou leigo, vejo assim.

  17. Angela disse:

    sou suspeita a comentar porque prefiro pepsi, nunca tinha parado pra pensar mas a fonte da coca nao me pareceu nada moderna e atual em comparação com a ada pepsi…..

    e tem outra soh aqui no brasil que a cola ganha de disparada da pepsi no resto do mundo as duas brigam muito mais por clientes

  18. Diana disse:

    Concordo com o Dado (e com o Wollner). Tecnicamente, não sei dizer se o logo da Coca-Cola é bom ou ruim. Porém, a estratégia de comunicação da Coca-Cola é perfeita. E a Pepsi teve um começo de “cópia” e não consegue se desvencilhar disso.

    E Bruno, não sei sobre a Pepsi ser líder mundial, nunca ouvi dizerem isso. O que eu sei (segundo o livro “Erros de Marketing – e acertos”) é que o grande trauma da Coca-Cola é todos os testes cegos com consumidores resultarem em “o gosto da Pepsi é melhor”.

  19. Fernanda Segolin de Rezende disse:

    Quem mais vende nos Estados Unidos, é a Pepsi.
    Se é pra lançar um produto cópia, não pode ter vergonha, já que lançou assuma, como a Pepsi fez, e deu certo.

  20. Diego Santos disse:

    Ae Daniel meu velho!

    Dá uma olhada aqui: http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/coca-cola_vs_pepsi_revised_edition.php

    Essa imagem está equivocada 🙂

    Não precisa aceitar o coment, é só para ti o toque.

  21. […] muito infeliz, o símbolo e a tipografia não têm identidade nem peso. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  22. Jonatha Dapper disse:

    A minha opinião é a seguinte, a coca-cola tem um ícone, que agora infelizmente não esta tendo destaque, que é muito mais forte do que o ícone da pepsi e que tras uma forte recognização da marca coca-cola, é a garrafa. Na minha opinião, ela é o segredo do sucesso, da lembrança e do hábito coca-cola. Alem dela transmitir todo o conceito coca-cola, ela esta intrinseca no conteúdo das propagandas e mensagens da coca-cola, aumentando a associação da garrafa com o universo coca-cola. Por isso que acho que a garrafa/ícone tem muito mais merito do que o lettering da coca-cola, pois o lettering não esta no conteúdo das mensagens, e consequentemente não é tão associado como a garrafa ao “mundo coca-cola”.

  23. […] Para mais dessa guerrinha de logomarca entre as duas clique aqui […]

  24. Gabriela disse:

    Particularmente, eu prefiro o logo da Pepsi, por ser mais minimalista…

  25. Roberto Totta disse:

    A marca da Pepsi de 73, pra mim foi a melhor deles.

  26. […] Então, não fique falando baboseira sobre originalidade. Principalmente se me falar que a Coca nunca mudou seu logo. Tá aqui a prova que ela mudou e inovou. […]

  27. […] Então, não fique falando baboseira sobre originalidade. Principalmente se me falar que a Coca nunca mudou seu logo. Tá aqui a prova que ela mudou e inovou. […]

  28. ana carolina botura disse:

    Nossa não sei nem o que dizer…fiquei confusa…
    Não sei dizer quem fez certo uo errado, ou quem foi mais criativo…

  29. delf. disse:

    acho que ja devia mudar a 50 anos pois e bue antigooo que mude

  30. Mateus Avila disse:

    Não sei se foi abordado o fato de nos anos 50 a Pepsi ter incorporado as cores da bandeira estadunidense. Boa estratégia, tendo em vista que a mesma é a campeã de vendas nos EUA conforme algumas pesquisas.

  31. […] A arquirrival da Coca-Cola, a Pepsi é conhecida por alterar constantemente sua marca (não que a Coca-Cola não tenha alterado sua marca ao longo dos anos, mas a tendêcia da Pepsi é mu…). […]

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