73 Responses to Logo: Copa 2014 (Dossiê)

  1. Rafael disse:

    Salve a Internet!!!

    Ótimo post! Finalmente alguma informação concisa sobre o assunto! Parabéns pela pesquisa e pelo blog!

    Enfim, aguardemos o lançamento oficial do logo então, para aí sim, discutirmos design.

  2. Segundo minha aluna Bianca Souza, “mão na bola é FALTA!”.

    Um.
    Horror.

  3. Jessica Dias disse:

    Parabéns pelo post!
    Li varias informações soltas pela internet, mas aqui está tudo bem claro e sem acusar ou ofender ninguem.

    parabéns novamente!

  4. contro disse:

    Jovem, é tudo muito simples. A Fifa é uma federação apesar de internacional, mas que foi fundada em Paris. A primeira taça Jules Rimet – leia com biquinho – já traz toda essa ‘francesada’ toda, o que não tem nada de mais. Mas o ponto que eu quero chegar é, a Fifa é literalmente a dona da bola, joga com ela quem quer. Acho que mesmo se nos dias de hoje, o brasileiro João Havelange – que tem um pézinho na Europa – fosse o atual diretor da Fifa, a situação ainda não teria sido contrária. O que não deixa de ser uma pena.

  5. Mayqui disse:

    O Ricardo Teixeira deve ter ficado com o dinheiro que seria investido na produção do logo da copa. Viva a máfia da CBF!

  6. Eu sinto vergonha alheia por isso.

  7. Carolina Poll disse:

    Excelente post Daniel, parabéns!

    Estava tudo muito confuso e muito mal explicado mesmo. Eu particularmente não ‘vou com a cara’ da Fifa, eles fazem o que bem entendem e só ficam com o lucro.

    É uma pena que coisas como essa, do logo, aconteçam, sou 100% a favor da Copa no Brasil, mas é deprimente sermos tratados assim desde agora.

    Aguardemos o dia 8, quem sabe algumas coisas se esclareçam!

  8. Lucas Q. Morais disse:

    É verdade.
    nada como informações consisas e com fundamento.

    será alguma coisa zoada que em breve descobriremos como sendo um “terrorismo virtual”? aushduhasduhasd

  9. Michele Silva disse:

    Parabéns pelo posto e pelo blog Daniel. Muito bem escrito, muito bem organinizado e muito elogiado.Até para quem não é da área (como eu) consegue se interessar em lêr seu blog.
    Você tem muito talentoS com certeza irá longe nessa profissão.
    Parabéns de novo e SUCESSO .

  10. luiz cledio disse:

    E pensar que futebol era apenas uma “pelada”
    Agora vejam quantas “cabeludas”

  11. Iddea disse:

    Acredito que se pegar essa “logo”e mandar imprimir em uma caneta a tipografia não vai ficar legivel. E por que do vermelho? destaque???? acredito que estudando um pouco seja você no primeiro periodo de design grafico, vai ver que esses lances de destaque não fica só na cor e ultimamente esta beeeeeeem batida essa ideia.

    O conceito esta legal, simples, facil de entender: todos pela taça.

    Mas essa tipografia………… ta matando

  12. itamar disse:

    é feio! uma vergonha pra uma nação com tanta gente criativa que pode produzir algo muito melhor em seu próprio solo pedir a um escritório francês desenvolver uma logo. eu acredito que não houve um pingo de patriotismo ao criar a logo e nem ao menos o orgulho e respeito que se deve… é como mandar um estrangeiro desenhar a sua bandeira… a sua marca! muito feio!

  13. Anderson disse:

    Taí porque confio mais nos blogs do que em portais de notícias.

    Excelente post, bem amarrado, com cobertura imparcial e tratando o assunto com profissionalismo.

    Independente da qualidade do trabalho (péssima na minha opinião), acho ruim quando alguns brasileiros com complexo de vagabundo comparam a imagem com roubo, metendo a mão, quando vamos nos libertar desse perfil ridículo, heim?!!!

  14. Joāo Gabriel disse:

    Como sempre eu estava esperando por um parecer seu sobre o assunto Daniel. Muito bom o post! Abraços

  15. Na minha opinião, um cocô, não pelo simples fato de ser feia ou parecida com isso ou aquilo, assim como o Anderson diz acima. Simplesmente não faz juz ao que nossos designers conseguem produzir cara!

    Pareceu algo que foi feito por debaixo dos panos, para poupar os brasileiros, pobres latinos, da confecção de uma marca que não seriam capazes de fazer à altura do que é o evento. Pelo menos é que subentendo. – Teria a FIFA achado que iríamos “cagar” a imagem do evento produzindo uma porqueria?
    Ah Só!!

  16. dezprauma disse:

    Parabéns Daniel, excelente post, informações bem concisas e imparciais.

    Se existe algo que me deixa envergonhado é ver como existem Blogs/Sites que dizem ser feito por profissionais e formadores de opinião, saírem “metendo o pau”, criticando e falando um monte de besteiras sem ter ao mínimo procurado saber o que aconteceu.

    Novamente parabéns!!

  17. Márcia Borlenghi disse:

    Verdade, o que disse o Anderson. As vezes quem deveria ser sério e ser “farol” a nos guiar pela web, é quem nos faz afundar. “Viva!” aos blogs como o do Daniel.
    Obrigada pelo post, como sempre.

  18. Obrigados pelas informações sóbrias e referenciadas, imparciais mas decisivas.

    Aqui no Design Gráfico da Ufes isso já deu bastante “auê”, como você mesmo disse, e estamos (ainda) na esperança de que algo melhor seja alcançado para nos representar visualmente em 2014.

    Abraço,

  19. […] lembra também do suposto logo da Copa de 2014, o do facepalm? Eis o trabalho investigativo do blog LOGOBR que deveria ter sido feito pelos canais jornalísticos que quisessem ser levados a […]

  20. Silvia Zampar disse:

    Pra mim isso já demonstra a “seriedade” como as coisas são tratadas no Brasil, beneficiando interesses pessoais. Provavelmente esse logo foi sim criado pela agência ou estúdio de alguém que estavam “com o rabo preso”.
    Acho que será assim com a música e com tudo mais, sabemos o quanto “muitos” irão “enfiar de dinheiro na cueca” com um evento desse porte.
    É triste, mas absolutamente previsível tudo isso.
    Temos que aprender a conviver com tudo isso, não é mesmo?

  21. Lucas disse:

    Escreveu, escreveu e não disse nada.
    Só um compêndio de informações antigas.
    Na boa, você, que possui um blog de visibilidade na área, deveria ser mais atuante nos protestos.

  22. Bruna Pires disse:

    Bonito de ver os comentários dos seus leitores, Daniel.

    Meus parabéns, você conquistou um público qualificado e com opinião relevante, isso é muito bonito de ver, de verdade.

    Beijos e parabéns pelo post (quase um tcc sobre o assunto).

    😉

  23. Luiz Lavos disse:

    Aposto que se tivessem divulgado junto um Manual de Identidade Visual com 746 páginas enchendo linguiça (como sempre) pra explicar os porquês da marca, todos os “designers” de plantão iriam achar lindo…

  24. Karina disse:

    Só o fato de colocarem a marca da internet, sem apresentar nenhum conceito e alegando ter sido aprovada por tal equipe de “notáveis” já põe em xeque tudo e qualquer coisa que tentem defender.

    Em relação à coerência da FIFA, é bem perceptível o contrário. Mesmo porque, no ano passado quando desenvolvemos o nosso TGI, que se trata de uma proposta de Identidade Visual para a Copa de 2014 (flickr.com/karina_campanha), fizemos uma vasta pesquisa sobre as marcas, cartazes e identidades das Copas anteriores, a fim de fazer uma análise dos elementos que deveriam constar, uma vez que entramos em contato com a FIFA, por email, e uma pessoa do departamento criativo respondeu que, por razões confidenciais, não podiam discutir e nem dar nenhum tipo de informação sobre a Identidade Visual da Copa de 2014.

    Quando realizamos o projeto, não tínhamos nenhuma informação concreta sobre o que a marca deveria conter, e ainda sim, nossa proposta parece se encaixar mais nesse perfil, do que a própria da FIFA, que diz ter sido criada aqui.

    “/

    • Daniel Campos disse:

      Karina,

      Mas que prazer e que honra receber sua participação por aqui. Fico imensamente feliz por isso =)
      De fato, o ótimo projeto que você fez se encaixa mais com o que o briefing pede.

      Quanto ao logo que está rolando, esse não foi feito aqui no Brasil. Pelo contrário, os projetos feitos pelos 10 estúdios brasileiros indicados pela ADG foram todos rejeitados. Esse ai foi feito fora do país, sem a participação da ADG ou de qualquer escritório de Design. Por questões contratuais, nenhum desses participantes brasileiros podem mostrar suas propostas. Teremos que ficar nesse “escuro”, pelo menos até o dia 08/07.

      Karina, muito obrigado pelo seu ótimo comentário e pela participação. Só veio a acrescentar a todos nós. POr favor, volte mais vezes

      Aliás, quem não viu ainda o TCC da Karina, que é um projeto de identidade visual para 2014, não deixe de acessar.

      • Luiz Amorim disse:

        Já comentei lá em baixo, mas vi esse comentário depois. Karina, você está de parabéns pelo seu TCC. Todos os projetos de design deveriam ter o cuidado que se tem no TCC em embasar tudo teoricamente para corresponder ao Briefing.

        Linda marca, um estudo muito bom. Não sei se corresponde exatamente ao Briefing completo, mas a identidade corresponde muito mais ao Brasil, e à Copa do que o ‘Chico Xavier’ com a mão do Lula.

        Mais uma vez, Parabéns!

  25. Gabriela disse:

    Parabéns Dani =D

    Muito bom o post… Acredito que tudo não passa de uma jogada, ou alguém fez o mesmo que alguns brasileiros fizeram com o CALA BOCA GALVÃO, inventaram uma historia bonitinha, um vídeo bem feitinho e tcharan… mais um fake por ai… =D

    Beijos Beijos

  26. […] LOGO BR dá uma luz ao caso Copa 2014 Chico Xavier por Fernando Galdino sobre: Design Ótimo post do Logo BR sobre o caso da logo da copa. […]

  27. BOA.

    Likei lá no espaco.com.

    Parabéns.

  28. Bruna disse:

    Eu tenho a esperança de que tudo isso seja uma grande mentira que apareceu por engano no portal IG e muita gente está alimentando. Como a história do CALA BOCA GALVAO no twitter. É difícil acreditar que tudo seja tão bagunçado assim e que eles não têm vergonha de dizer que ‘personalidades’ como Ivete Sangalo aprovaram. Só podem estar curtindo com a nossa cara!

  29. Ve disse:

    Espera, se este REALMENTE for o logo, ainda é um rascunho, certo??? Diz que sim, por favor. Eita desenho horrível (gostei um pouco do conceito, no entanto).
    Agora me digam, o que seria ESTE logo que encontrei em minhas pesquisas? Por favor, digam que ainda há esperança… (bem, achei mais digno, pelo menos, hehe) -> http://gremio1903.files.wordpress.com/2009/09/copa-2014.jpg

  30. Filipe disse:

    parece que o tal escritório francês não seria o responsável pela criação porque é um escritório de advocacia! eles seriam os responsáveis apenas pelo registro da marca nos órgãos europeus de patente. eu tb escrevi sobre isso no meu blog erradamente (http://fichagas.blogspot.com/2010/06/psicografaram-uma-marca.html).

  31. Ricardo Scarione Camargo disse:

    A pesquisa foi muito boa… eu também gostei do que eu li, só existe um ponto que eu vi que não serve como argumento que é o caso do Brasil com Z.

    Todas as logos da copa sempre usam os nomes dos países em inglês que é considerado a lingua universal. Assim foi com a Alemanha, e a própria África do Sul…

    Alemanha em Alemão = Deutschland e não Germany.
    Africa do Sul na lingua nativa = Suid-Afrika e não South Africa

    E por ai vai…
    Mas de resto esta bem fundamentado.

    • Daniel Campos disse:

      Fala Ricardo, tudo certo querido?
      Antes de mais nada, muito obrigado pela visita e comentário. Volte sempre, será um honra.

      Quanto a questão do inglês ou não, fui rever minhas bases para meu comentário.
      De fato, você tem razão… e eu também! 😀
      Permita-me explicar:

      Até a a Copa de 98, os logos eram escritos na língua do país sede. Repare aqui.
      A partir de 2002, como você observou, eles passaram a ser escritos em inglês de fato.

      Muito obrigado por sua participação e principalmente pela correção.

      Grande abraço
      Daniel

  32. Filipe disse:

    Continuo achando que esse logo não é oficial. Não encaixa no padrão dos outros (com aquele azul no rodapé e na direita e com o trofeuzinho no canto superior direito) nem na relação largura-comprimento que parece ser pedida pela FIFA neste anexo.

  33. Isac disse:

    Desculpa, mas a minha reação, quando li isso

    “…o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke, o arquiteto ***** Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.”

    foi essa:

    HAahahahahahAhahahAHhahAhAAHhAhA!
    O que a Ivete Sangalo tem com isso? hehehehehehehehhehe!

    E a comparação com Chico Xavier é ótima.

  34. Inacio disse:

    Este é o logo do “Chico Xavier”

  35. Bruno disse:

    Posso afirmar que houve sim uma seleção de agências no Brasil, onde entraram inicialmente Futurebrand, Ana Couto, Interbrand e outras que não soubemos na época, mas era um total de 6~8 agências. Não tenho conhecimento do trabalho de cada uma delas, mas posso afirmar também que o nível dos trabalhos feitos não foram satisfatórios para a FIFA e sua equipe de avaliadores, e que fariam uma 2 chamada para outras agências participarem. Triste ver, que o nível de escritórios chamados não foi o esperado, saber que o nível de criatividade de algumas estão bem ruins. A seleção da FIFA para as possíveis marcas seriam em 2~3 chamadas, onde cada uma apresentava um certo n# de opções, e após escolherem algumas, iriam para a fase de refinamento…enfim, difícil esperar algo bom a nível GRINGO de boa parte da galera por aqui no Brasil. Nos resta esperar para ver no que vai dar.

  36. Tonny disse:

    Nossa! Quanta bobagem. Acho que o Bruno não vive neste país ou não acompanha nada de marketing ou propragranda do Brasil. Se assim não o fosse, jamais diria que é “difícil esperar algo bom a nível GRINGO de boa parte da galera por aqui no Brasil…”.
    O Brasil já cansou de ganhar campeonatos na modalidade pelo mundo afora, inclusive, recentemente, uma das inúmeras e excelentes agências aqui sediadas, foi agraciada com o título mundial, tornando o Brasil um dos únicos a possuir quatro troféus deste porte no mundo!!! É muita bobagem!
    Quanto ao logo, que mal gosto incrível!!! Júri de notáveis? Ivete Sangalo? Gisele Bündchen? Só podem estar de brincadeira!

  37. Bruno disse:

    Propagada e marketing, ok, concordo. De fato vem crescendo e MUITO, a ponto de já se tornar um dos focos gigantes nas áreas que citou, ganhando vários prêmios e sendo sempre mais valorizado. Concordo plenamente…mas e o DESIGN? é bobagem dizer que agências de DESIGN que foram inicialmente chamadas, não conseguiram dar conta de fazer algo de bom nível e de agrado à FIFA??? caso contrário não teriam aberto a #2 chamada para outras agências apresentarem novas opções (detalhe que cada uma poderia apresentar mais de uma. Ou seja, nada de bom nível de fato…senão a historia seria outra.)…mera bobagem caro Tonny. de fato

  38. Detal disse:

    Me pergunto se o Design é brasileiro, mora no Brasil e conhece nossa cultura.
    Se já começa bagunçado assim imagino como terminara esta novela.=/

  39. Leandro disse:

    Cara parabéns pelo trabalho mais infelizmente no final das contas…. esse logo Lixo foi realmente oficializado …. espero que de alguma forma um milagre aconteça e essa coisa ridícula seja reconsiderado! :S

  40. Se o logo fosse bonito, não haveria tanta discussão e questionamento.

  41. Isabella disse:

    O anuncio hoje de que a logomarca foi criada pela agência de PUBLICIDADE África é a maior prova que ‘quem paga mais’ leva. Eu respeito muito o trabalho da África, mas na área deles, o Brasil tem sim escritórios de design mais do que competentes pra criar a identidade da Copa, exemplo o comitê olímpico. A Fifa é vendida, uma pena que se o Brasil ganhar a copa em 2014 a gente não vai saber se foi merecido, por competencia, ou se foi comprado (o que provavelmente será!). Eu pessoalmente estou arrasada e com vergonha do Brasil apresentar esse logo pro mundo, com exeção das cores, óbvias da bandeira, (alguém me explica o vermelho?!) não representa em nada o nosso país, tão rico em cultura.

  42. Felipe Peixoto disse:

    eh possivel definir este logo em apenas uma palavra: BIZARRO !!!
    vamos começar uma campanha no twitter sei lah onde mas esse logo eh tosquérrimo… O da arara eh mil vezes melhor…
    Tiveram concorrentes pra fazer essa porcaria de 5ª série ?
    Que vergonha…. os dsigners brasileiros sao capazes de fazer muito melhor… !!!
    O sindicado dos dsigners (se é q tem um) vai reclamar em algum orgão competente ??

  43. Marcelo disse:

    VERGONHA ALHEIA !! TEMOS QUE FAZER UM ABAIXO ASSINADO PARA CANCELAR ESSA PORCARIA DE LOGO JÁ !!! QUE LIXO SEM TAMANHO !!!

  44. Rafa disse:

    simbolo, tipografia, cor… é tudo um desastre!

    Ninguem fala pra Gisele como desilar, ninguem fala pra Ivete como cantar e ninguem fala pro Paulo Coelho como ele deve escrever, então pq eles acham que tem a competencia de julgar o que é design gráfico bem feito?! mto triste…

  45. Palhaçada a questão do logo Copa 2014 -nada de transparência- vejam:…

  46. Luis Caio disse:

    Pra ser sincero, achei que o logo para a copa já estava escolhido como tudo que será feito no Brasil daqui em diante: basta colocar a imagem de uma PIZZA escrever o nome do evento e pronto!
    O que entendi deste logo é: o importante é colocar as mãos na taça, não importando como…, porém, futebol se joga(fora o goleiro)é com os pés, ou será que essa logo está é homenageando os lalaus que levaram a outra taça?

  47. A África é logo ali... disse:

    Tão bom que já estão até sacaneando o novo logo…

  48. Rafael disse:

    Não parece um facepalm? Se Freud estivesse vivo ele esplicaria! Saca o desmotivacional:

    BRASIL 2014
    Vocês estão fazendo isso errado….

  49. Neusa disse:

    Pesquisa tão bem feita que usarei em sala de aula para formação de consciência crítica. É dessa postura que precisamos para nos tornarmos uma nação.
    Parabéns pelo espiírito investigativo e desejo que vc seja bastante lido.

  50. Vanderley disse:

    Melhor os comentários que o post.

    Só aqui tive a informação que logos da Copa tem que vir com o nome do país em inglÊs. Era a única coisa que me incomodava. Agora gosto 100% da logo.

    Parabéns Agência África.

  51. Daniel disse:

    LINDO o projeto da Karina. Parabéns!

    Pena terem escolhido essa porcaria de logo oficial.

  52. Luiz disse:

    O logo colorido é o correto, mas não é com o nome Brazil, e sim com

    FIFA World Cup
    Brasil

  53. Marcos disse:

    Ainda há uma esperança: Vamos encher a FIFA e a CBF de e-mails protestando contra essa logo! CBF: http://www.cbf.com.br/php/fale_cbf.php. FIFA: http://pt.fifa.com/contact/form.html. Incluam links de sites onde há comentários indignados sobre a escolha. Designers, uni-vos!.

  54. guilherme disse:

    Vocês notaram, que a mão superior é uma mão com 4 dedos, e a outra com 5 dedos??? Uma alusao ao nosso ilustre presidente do Brasil.

    E antes do 2014, o indicador e o polegar formam uma letra L , assim, uma alusão a possivel candidatura do Lula em 2014.

    São mensagens subliminares…

  55. Bruno disse:

    Pensando um pouco na tridimensionalidade da taça, e sendo a “maõ de 4 dedos” uma mão direita, o dedão estaria escondido para o lado de trás da taça, sendo assim, não havendo obrigatoriamente um erro fatal na contagem dos dedos da mão superior.

  56. Luiz Amorim disse:

    Esses dias a Africa declarou no Twitter ser a agência que desenhou a marca da copa.

    Assim, cansei de julgar e comentar todos os postas que vi sobre essa burrada visual, mas aqui vou me conter em dizer que esse post está ótimo, informando várias fontes.

    Tem uma ótima entrevista do Wollner que li ontem em que ele não comenta apenas a “vergonha” e sim que o projeto de Design é pouco maior, com publicidade, moda e diversas áreas reunidas coordenadas pelo designer. Diz ainda que no Brasil não existe esse tratamento da profissão, e por isso dá pra concluir: Deu no que deu.

    Aí dizem que “fazemos designer de sombrancelha” não abala ninguém pois nunca um cara desses ganha Cannes. Eu acho que a culpa é disso… é do “sobrinho” fazer melhor, de cartão de visita express… cria-se uma cultura que fica refletida nessa coisa aí.

  57. Bruno disse:

    Ótimo comentário Amorim…de fato e infelizmente não temos uma cultura e nem um respeito pelo que é design de verdade e o que é o desastre que o “sobrinho” cria, achando que está tudo ótimo, lindo e maravilhoso. É uma pena. Onde está a entrevista do Wollner que viu? Gostaria de ler também. Abraço

  58. Daniela disse:

    Muito boa a matéria! Mais triste que esse logo é a falta de transparência no processo de escolha. Já começamos a ter um ponorama de como será essa Copa pra nós.

  59. LUCIANO SANTOS disse:

    LAMENTAVEL ESSE LOGO AI, TANTOS PROFISSIONAIS NA AREA DE DESIGNER PRA FAZEREM UM NEGOCIO TÃO SEM GRAÇA.
    COMO ESSE AI, ATÉ UM CRIANÇA DE TRES ANOS FAZ UM DESENHO MELHOR QUE ESSE!

    SÓ NO BRASIL MESMO!

  60. Cristiano Barriento disse:

    Gostaria de termo um ar melhor para essa copa de 2014, pois depois que passou a euforia da realizaçao da escolha do pais as ganhador do direito de sediar a copa, percebo que tem muitos Brasileiros e politicos remando contra a maré, percebo que infelizmente o povo Brasileiro é solidario, mais estamos longe de sermos patriotas, pode até está faltando organizaçao e estarmos atrasados em muitas coisas, mais fica claro que o Brasil será cobtado em fazer muito mais coisas que por exemplo a africa fez, mais o ruim disso tudo é q a nossa copa, pode se tornar uma grande ferramenta para intereses politicos, no final disso tudo podemos ver com mais claresa que somos um povo nada patriota, vivemos na base do cada faz o teu e mais nada pelo pais, cade a nação Brasileira meu povo, podem falar o q quiser dos Estados Unidos, mais que são patriotas são um exemplo são os filmes norte americanos q sempre mostra q em todas as casa dos EUA,sempre tem uma bandeira do pais em um mastro de uma casa, em quanto q no Brasil o unico orgulho que temos em ver uma bandeira na nossa patria é quando vamos ou passamos em frente de um banco….

  61. […] Fontes oficiais revelam a escolha por “notáveis”, apesar da história estar um pouco mal contada. Independente do processo, será que ninguém percebeu a conotação de “metendo a […]

  62. luciano disse:

    é lamentavel um logotipo assim ser aceito.

    http://www.porralogo.tumblr.com

  63. Denys disse:

    O chato é que os meios de comunicação só dão atenção ao problema se um estadunidense diz que o logo é feio e propõe um melhorzinho mas com o mesmo conceito ruim. http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2010/07/30/designer-dos-eua-descreve-logo-da-copa-2014-como-um-pesadelo.jhtm

  64. Ashy Vippaty disse:

    Ai que tristeza! Nessas horas eu queria acreditar em milagres para que esse logo fosse modificado. Odiei o formato dos dedos, os pulsos, as proporções, a mão na bola, etc… Eu prefiro quando aparecem coisas escritas do lado dele, pois assim disperça um pouco meu foco! Estou com muita vergonha desse logo…

  65. […] 11 de junho de 2010, o LOGOBR publicou um artigo sobre o então possível logotipo para a Copa de 2014. Segundo o que foi apurado pela imprensa e pelo LOGOBR, a FIFA tinha um acordo com a ADG. Essa, por […]

  66. Alan disse:

    Lamentável mesmo esse logo do Chico ai.
    Pra mim o melhor material que vi até agora e que deveria ser valorizado e aceito é esse.
    http://www.brandsoftheworld.com/logo/brasil-2014-0

    Esse sim é um logo digno de ser apresentado ao planeta, e não essa cara de quem está se lamentando.

  67. ymps disse:

    CINSERAMENTE EU ACHEI ESSE SIMBOLO
    UMA PORCARIA CONCORDO PLENAMENTE COM O VIDEO!!!!!!!
    4 ANOS ESPERANDO E É ESSE O NOVO LOGOTIPO!!!!!!!!!
    ACHO QUE O POVO BRASILEIRO MERECE MUITO MAIS QUE ISSO!
    ESSE LOGO NÃO COMBINA NADA NADA NADA MAIS NADA MESMO COM O BRASIL!!!!!!!!!!!
    É MELHOR OS CORDENADORES DA FIFA PENSAREM MELHOR E MUDAR LOGO ESSE LOGO!! E BOTAR PESSOAS MAIS ESPECIALIZADAS PARA ESCOLHEREM O LOGO!
    FALA SE RIO DESSSA VEZ ELES FIZERAM FEIO!!!!!!

  68. futesalto disse:

    O mais incrível não é um profissional criar este tipo de trabalho, o pior é ele ter sido aceito, e mais incrível ainda por mais de 1 pessoa. De fato algo para se lamentar.

  69. toshio disse:

    Eu acho que o sobrinho do Blatter é que deve ter feito o
    logo. Afinal, é a velha história: “ele gosta de desenhar, tá
    fazendo curso de desenho” e blá, blá, blá… Vai saber que tipo de
    sacanagem deve ter rolado pra conseguirem implantar um lixo
    desses… Olha, Uma instituição com o tamanho e o poder da FIFA
    conseguir fazer uma m… dessa é um feito digno de nota. Parece que
    nunca fizeram um evento desses…

Deixe uma resposta para Felipe Peixoto Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: