Quanto custa meu design?

Aloha!

Sempre que temos a possibilidade de trabalhar como freela, a primeira coisa que enche a cabeça é “quanto cobrar?”. Posts sobre isso existem vários, tópicos em grupos de discussão aos montes, mas ainda não se tinha notícia de uma publicação que abordasse esse assunto de forma específica. Não se tinha… porque agora tem.

A editora 2AB acabou de lançar o livro Quanto Custa Meu Design?, escrito por André Beltrão, designer e fundador do estúdio Creamcrackers (gostei do nome =) que fica no Rio. Esse livro saiu de um workshop ministrado por André e tem por objetivo dar aos freelas e aspirantes ferramentas de administração da sua empresa (sim, você sozinho é uma empresa). Custos, juros, negociações, descontos, planílias, contratos, orçamentos e fluxo de caixa são alguns dos assuntos abordados.

Não vou me alongar muito pois já tem bastante conteúdo sobre o livro nos blogs de design. Indico a entrevista que o Design Flakes fez com o André, que está ótima.

O livro tem 144 páginas e tem um preço muito bacana. Os que reclamam que livros são caros, desse não vão poder falar nada. 😉

E agora, vem a melhor parte: vamos sortear um livro desse pra vocês, em parceria com a editora 2AB. Dessa vez vamos tentar um novo formato de sorteio, com mais interação. Bom, vamos as regras (leia até o final para você não correr o risco de fazer errado hein):

1 – A promoção começa valer a partir da publicação desse post até as 0h00 de sexta para sábado, dias 30 e 31 de julho de 2010. Ou seja, mensagens postadas após esse horário nessa data serão desconsideradas.

2 – Para concorrer, responda nos comentários abaixo (aqui no blog. No Facebook não está valendo) em até 140 caracteres, a pergunta: Por que você quer ser um freela?
Coloque seu nome e um email válido (não no comentário, mas na parte que é pedido isso).

3 – A resposta mais criativa e que esteja em até 140 caracteres leva! A escolha da resposta vencedora será feita pela equipe da editora 2AB entre o dia 31 de julho e o dia 03 de agosto de 2010.

4 O ganhador será anunciado no dia 4 de agosto de 2010 nesse post e pelo Twitter do LOGOBR. Ele recebrá um email pedindo suas informações o para recebimento do livro e terá até as 12h do dia 6 de agosto de 2010 para responder. Caso não recebamos a resposta ou que ela seja feita após o horário aqui estipulado, será considerado email inválido e será escolhida outra resposta. Isso acontecerá até que tenhamos um ganhador que responda nosso email.

Boa sorte rapaziada!

180 Responses to Quanto custa meu design?

  1. Eu quero ser um freela para poder gozar da liberdade criativa e da disciplina que só eu posso me proporcionar.

  2. gabriela lima disse:

    porque eu quero ser free de chefe mas com grana no bolso

  3. Bruno Menesis disse:

    Por que você quer ser um freela?

    “Porque sou o primeiro passo de minha agencia. Ser freela inteligente é freemesa”.

  4. Gerhard Schlee disse:

    Quero ser um freela pra poder trabalhar no conforto da minha baia, só de cueca, tomando uma ceva gelada, ouvindo música no último volume e ganhando o quanto eu quero (o quanto eu conseguir)!

  5. Quero ser um freela para não ter mais que aturar a filha da mãe da minha chefe.

  6. Gerhard Schlee disse:

    Pra trabalhar no conforto da minha baia, só de cueca, tomando uma ceva gelada e ganhando o quanto eu quero (o quanto eu conseguir)!*

  7. Itarcio disse:

    Fazer o que eu gosto, do jeito que eu quero, desenvolver minha responsabilidade com a liberdade de um artista.

  8. Gerhard Schlee disse:

    Só pra me adequar à regra dos 140 caracteres, que eu esqueci antes de postar a 1ª resposta >P

  9. É uma forma de fazer todo tipo de trabalho e independência financeira.

  10. Quero ser um freela para não ter um chefe que me encha o saco e pra poder ter tempo e liberdade de ler o meu livro “Quanto custa meu design”

  11. Pois meu design, se bem feito e negociado, vale mais que qualquer trabalho, e ainda os produzo confortavelmente na minha casa.

  12. Quem consegue se planejar hoje em dia? O tempo não existe, é tudo instantâneo, para ontem, antes–de–ontem, e às vezes, sem prazo algum. Num cenário como esse, quem, sobretudo aqueles que desejam, precisam ou tentam viver como freelancers, consegue vislumbrar o que precisará fazer para encarar as próximas ondas?

  13. Porque nasci livre e, por mais responsabilidades e contratempos que existam no caminho para isso, quero continuar vivendo assim…

  14. Gerhard Schlee disse:

    Porque lá em casa ninguém vai vir por trás de mim dizendo “hmm bonito heim?” por eu ter entrado no meu perfil no Facebook durante o serviço.

  15. Caio Bars disse:

    Porque prefiro ser um “free lá” em casa do que um “preso aqui” no escritório!

  16. Paulo Roberto Xavier disse:

    Pelo menos dá para espantar os amigos chatos que ficam pedindo coisinhas tipo, faz um loguinho ai pra mim.
    Nisso já se passaram alguns anos.

  17. Lucas Gonçalves disse:

    Parece muito interessante o livro!
    Mas para quem for se aventurar como freelancer, é importante ter muito mais responsabilidade do que em qualquer empresa e/ou agência para valer a pena financeiramente!
    ;D

  18. Rogério Pefi disse:

    Porque, como todo bom corinthiano, eu adoro fortes emoções e viver perigosamente!

  19. Letícia disse:

    Simplesmente porque MENOS é MAIS 😉

  20. Eu quero ser um freela para ser free. Livre. Livre na escolha do segmento e recursos. Livre da hora extra não remunerada. Livre para criar.

  21. Ser freelancer é ter a liberdade para construir os meus próprios universos criativos, livres das amarras e grilhões corporativistas.

  22. Gabriel de Almeida disse:

    Para poder construir trabalhos por completo, com contato total com o cliente, e ter a liberdade de moldar minha carreira como achar melhor.

  23. Danilo disse:

    Quero ser freela para ter o chefe mais legal que já conheci.

  24. Gabriel de Almeida disse:

    Para aproveitar o meu tempo, no meu tempo. Me permitir criar e desenvolver inteligência de mercado profunda, por conta própria.

  25. Estou lendo o livro e recomendo muito!!! Esta é uma disciplina que falta nos cursos de Design (pelo menos no meu faltou!). O livro é de grande ajuda, com exemplos práticos e bastante didático. Vale a pena ler.

  26. Quero ser freela para ter onde utilizar os conhecimentos adquiridos com o livro Quanto Custa Meu Design? que vou ganhar.

  27. Marcelo disse:

    Para não ter mais liberdade criativa e não fazer porque o chefe quis assim…

  28. Gustavo disse:

    Liberdade e criatividade caminham juntos. Não há nada melhor do que saber usa-los.

  29. Dan Queirolo disse:

    Porque, para trabalhar, não há lugar melhor que o nosso lar!

  30. Rodrigo disse:

    Porque eu quero ser freela?

    R: Como o nome (free) ja diz: Ser livre pra voar, ser livre pra inovar e ser livre pra criar, sem ter o chefe pra te cortar.

  31. Para poder transformar idéias inovadoras em realidade, sem limitações conservadoras que limitam o processo criativo.

  32. Rodrigo disse:

    Para salvar o mundo no resto do meu tempo livre.

  33. Walter Junior disse:

    Eu trabalho com um pc e queria um Mac.

  34. Airton Santos disse:

    Pra poder esfregar na cara de meus clientes.Talvez assim finalmente paguem o que eu cobro!!

  35. Henrique Perticarati disse:

    Freelance significa mais compromisso e disciplina, mas com autonomia em metodologia. Quero ser meu chefe, e extrair o melhor de mim!

  36. Hermes Santos Jr. disse:

    Porquê quero ser freela? Não quero! Simplesmente não tenho alternativa.

  37. abu disse:

    Porque só sendo freela pra poder sair das amarras da chefia antiquada e poder colocar em prática as tendências bacanas!

  38. Angela Rangel disse:

    Para selecionar fornecedores e clientes que tenham a minha cara, estipular meu pró-labore e tirar folga em dia de desconto no cinema.

  39. Para proporcionar ao mundo o melhor do meu design.

  40. Guilherme Munhoz disse:

    Quero ser um freela porque assim mantenho-me livre quando quiser e trabalho no melhor lugar do mundo, minha própria casa!

  41. Caroline Marrocos Alves disse:

    Porque a liberdade das minhas ideias é proporcinal a liberdade com o meu trabalho e gratificação que tenho com ele é resultado das duas.

  42. Luiz Seman disse:

    Para pegar todos os jobs daqueles que acham que a real do freela é não ter chefe (como se o cliente não fosse chefe…), trabalhar a hora que quiser (como se prazo fosse escolha…) e ganhar muito (como se, sem obedecer ninguém e trabalhar só na hora que quer rendesse mais grana)!!! HAHAHAHA, quanta inocência… QUERO SER FREELA, JÁ! E quero o livro, também.

  43. Por que quero minha cabeça nos projetos e não os dedos intrometidos dos outros.

  44. Antônio disse:

    Quero ser freela pra poder ser atendimento. Assim, só preciso brigar comigo mesmo quando eu erro o briefing, alem de dividir o cash comigo.

  45. Eu quero ser um freela para amadurecer como pessoa e profissionalmente, evoluindo a medida que cada projeto me desafie cada vez mais.

  46. Ulisses Alves disse:

    Para fazer do tempo meu aliado indomável e não mais meu inimigo mortal!

  47. Pra poder escolher os clientes e projetos que quero trabalhar!

  48. Ellen disse:

    Para ficar de boa na lagoa!!!

  49. Simone Pacheco disse:

    Quero ser freela para ser free! Trabalhar de pijama, com o note na cama, pesquisar e me aprimorar podendo meus clientes visitar, oferecer prazo condizente, ser uma designer contente!

  50. Joezer Pinheiro Xavier disse:

    Pela liberdade criativa, pela igualdade profissional e pela fraternidade entre os designers. Liberté, égalité, fraternité!

  51. Bruna disse:

    Na verdade, só quero ser Freela pra ganhar o livro, porque não largo de mão daqueles amigos designers que com um pitaco aqui e ali, só fazem meu trabalho melhor!

  52. free de orçamento, free de prazo, free de despesas, free para criar, free para pensar, free design! free pra ser freela!

  53. Karina Lopes disse:

    Pra ver a recompensa PROPORCIONAL ao final do trabalho, e não DESPROPORCIONAL no final do mês! Pra isso, preciso aprender a cobrar. HELP ME!

  54. diogo figuel disse:

    Quero ser um freela porque somente um designer livre é capaz de compreender o valor da sua criatividade.

  55. Elisa disse:

    Quero ser freela pra poder trabalhar de madrugada e dormir de manhã, passear com meu cão no fim da tarde e causar inveja nos outros!

  56. Adriana disse:

    Para ser uma Designer Feliz! Ter liberdade para trabalhar no que ama é o melhor emprego do mundo.

  57. gustavo serra disse:

    Pois eu sou mais eu

  58. netsenior disse:

    Pra ser free-lá-longe.

  59. Ralph teixeira disse:

    Ser o lanceiro da liberdade e instigador da criatividade, rumando em direção da beleza e da sobriedade.

  60. Luiz Amorim disse:

    Depois de anos trabalhando em agência,posso assumir este compromisso e me tornar freela,aplicar o conhecimento adquirido e evoluir mais e +.

  61. Alberth disse:

    Quero ser um freela para ter a liberdade de negociar com meu cliente, e trabalhar mais livre sem ter que ter alguem no meu pé me dando ordens.

  62. Angelica Jorge disse:

    Como freela, a minha casa é meu escritório. Trabalho com autonomia num ambiente que tem haver comigo e o sucesso só depende de mim.

  63. Felipe Araujo da Silva disse:

    Para poder expor ao mundo minhas idéias e tentar me tornar uma referência no mundo do design.

  64. Barbara Maia disse:

    Quero ser freela por experiência, para conhecer todas as faces de um negócio chamado Design.

  65. vidal86 disse:

    para ganhar dinheiro sem perder a alma

  66. Hugo Cruz disse:

    Quero ser um freela porque cansei de enriquecer o meu chefe.

  67. heymandy disse:

    Ser freela porque de free não tem nada, o tempo é marmelada e não tem boss pra encher o saco.

  68. Guilherme disse:

    Porque assim eu posso me tornar o funcionário do mês pra sempre!

  69. Jessica disse:

    Pra dar autonomia pros meus pensamentos.

  70. NtDream disse:

    Eu quero ser “freela” porque desejo ser o MELHOR!, e melhor, “SÓ PODE HAVER UM!”.

  71. Priscila disse:

    Eu quero ser freela para voar para o mundo do design sem que me cortem as asas e a cauda durante o voô.

  72. Pedro disse:

    Quero ser um freela pra poder trabalhar de cueca.

  73. Danielly disse:

    Quero ser frella por que ele faz crescer a mente e o bolso.

  74. Ricardo disse:

    Para ter certeza de que os que precisarem, terão um freela de qualidade.

  75. Osmar disse:

    Porque não tem horário para ser criativo e o meu Talento não se limita à quatro paredes.

  76. Simone disse:

    Para poder ser uma Designer por completo: pensar como uma, agir como uma e ganhar como uma.

  77. Porque nenhuma agência de design daria emprego a um garoto de 16 anos.

  78. Dani Brito disse:

    Como a palavra mesmo já diz, quero ser free não tenha dúvidas!!!

  79. amominhavo disse:

    Que blog inteligente!Parabéns! :D.

  80. Fernando disse:

    Só porque acho meu chefe um freela da p*ta

  81. david renó disse:

    eu preciso do livro pq já tem mais de 70 pessoas para concorrer no mercado de freelas.

  82. Adriano disse:

    Para poder resolver problemas, ser construtivo, criando soluções inovadoras.

  83. Ricardo Senna disse:

    Quero ser freela para aprender gestão financeiro e poder comprar valores justo ao meu design.

  84. Luís Martins disse:

    Para poder cobrar um valor justo pelo trabalho de design.

  85. porque eu quero, eu posso e eu vou! there is no “free” bigger than that!

  86. Marcus Ferreira AD disse:

    Para encarar a realidade de um auto empreendimento, e por fazer os pastéis na minha própria banca!

  87. Paulo Felberg disse:

    Sou freela há 20 anos!!!
    Neste período tive altos e baixos, mas posso dizer que sobrevivi.
    Ser freela não é fácil, especialmente quando você é o responsável por sua família. A comodidade do lar e a flexibilidade de horários muitas vezes se confundem com idas a bancos, escolas dos filhos, compras e demais necessidades do lar e abusos por parte da família.
    Eu daria tudo para ter de volta estabilidade em um bom emprego!

  88. SILVANA FERNANDES BITTENCOURT disse:

    QUERO SER FREELA PARA MOSTRAR MEUS TALENTOS E PODER COBRAR O QUANTO ELES CUSTAM.

  89. PAra poder me envolver em mais projetos e poder ter meu próprio horário.

  90. Quero ser freela pois preciso de liberdade para viajar e participar de eventos, além de comandar grandes projetos e ter meu próprio negócio.

  91. Leandro Silva disse:

    Ser freelancer é ser livre,e sem liberdade nos privamos de nossa criatividade,dando asas a mediocridade.

  92. Thiago Nakayama disse:

    Quero ser freela pra mostrar um dom, alcançar um sonho e ser dono de mim!

  93. Edson J.N.S. disse:

    Para desafiar e aprimorar meus conhecimentos e técnicas com a liberdade de expressão, valorizando assim ainda mais meu design.

  94. Quero ser freela porque, depois de tanto quebrar a cabeça para ganhar um livro com um preço muito bacana, vi que preciso muito de dinheiro.

  95. Cinthya Mateus disse:

    Pra poder me pedir aumento e me promover quando eu bem quiser.

  96. Leticia disse:

    Para mais liberdade.

  97. Por que eu quero ser a agência de 1 homem só, o chefe é o meu cliente.

  98. Bruno Henrique disse:

    Quero ser freela para estender minha criatividade sem limites, sem as barreiras impostas por superiores!

  99. Alynne Cid disse:

    Para ter liberdade de receber o real valor de meu trabalho: não só dinheiro, mas reconhecimento, satisfação do cliente e ser uma inspiração.

  100. Para poder pôr em prática o que está escrito no livro “Quanto custa meu Design?”

  101. Pois nada melhor que trabalhar no conforto da minha casa, de cinelinho, bebendo uma água de coco, fazendo o que eu mais gosto e de bem com a vida!

  102. Dimitri disse:

    Quero ser freela para erguer meu império.

  103. Dimitri disse:

    Quero ser freela para erguer meu super império freela.

  104. Morgana disse:

    Quero ser um freela, pois quanto mais conheço o criativo universo dos designers mais me encanto e me pego sonhando em interagir mais com ele

  105. Quero ser freela porque assim tenho tempo de ler o blog logobr com calma e tb de ler o livro do andre.

  106. Alan Pereira disse:

    Para tirar uns trocados e poder comprar o leitinho das crianças.

  107. Zé Augusto disse:

    Freela com fritas em casa é melhor do que marmita na empresa.

  108. Fernando disse:

    Porque liberdade, com responsabilidade, estimula a criatividade!

  109. Robson Maximo disse:

    Eu quero ser um freela por ser uma grande saída para minha falta de experiência, excasses de portfólio e idade um tanto quanto avançada para estágio e posterior trabalho.

  110. Vinícius disse:

    Pois sendo freela posso respirar design e me aventurar por todos os caminhos perigosos e prazerosos que está profissão oferece!

  111. David Alves disse:

    Ser freela é ter liberdade. Eu gosto disso.

  112. Quanto mais eu faço freela, mais sei que nada sei. Ser designer não é facil, preciso deste guia.

  113. Qro ser freela pra fechar com o cliente “sabe tudo” sem precisar do atendimento “cabeça de mola” e sem toque do chefe “flanelinha de arte”.

  114. Quero ser um freela, pois freela não tem as rugas e o estresse que um escraviário ou trabalhador de agência tem.

  115. Allan Rodrigo disse:

    Para trabalhar do meu jeito, meus conceitos e habilidades, deitado, ouvindo bom e velho rock e vender o “Meu” designer, unicamente meu.

  116. Pedro R disse:

    Acho que sendo freela é uma das únicas maneiras de conseguir cobrar o preço justo do nosso trabalho de designer. Sem contar a autonomia que se ganha para se organizar como bem quiser.

  117. Cauli disse:

    Porque o cafézinho no trabalho nunca mais vai ter gosto de meia. Claro, minha mãe que vai fazer!

  118. André Jacob disse:

    Porque sou a favor da liberdade de idéias e pensamentos. Abaixo a opressão mental!

  119. Pedro André Fialho disse:

    Quero ser um freela pra ganhar de mim mesmo o prêmio de funcionário do mês, todo mês, no melhor escritório do mundo: a minha casa.

  120. Aline disse:

    Porque eu quero encarar a vida de carreira solo.

  121. Quero ser e sou freela. Por que sou eu quem diz quanto custa meu design. Meu design, minhas regras.

  122. Márcio disse:

    Quero ser Freela para que nas horas que quero, posso sentar e jogar meu game, ler livros, revistas e tudo que desejo fazer. Por isso não deixo de ser Freela…

    Freela Forever …

  123. Isac disse:

    Pra comer quando eu quiser em horário de trabalho.

  124. Érica disse:

    Quero ser freela pra ter a liberdade de criar, fazer meu horário e dispor de mais tempo para fazer criações pessoais!!

  125. Gui Oliveira disse:

    Ser freelancer não é liberdade! Quero ser freelancer pra ter identidade!

  126. Paulo Hafid disse:

    Ser freela é ser livre, fazer suas próprias regras. Não ter limite para ser criativo.

  127. Daniel Garcia disse:

    Porque em casa o café tem gosto de café.

  128. Quero ser um freela pra poder trabalhar no silêncio da madrugada, com a companhia das estrelas, e surpreender o cliente logo q ele acordar.

  129. Bruno disse:

    Para ter maior destaque profissionalmente, coisa que não se consegue numa agência!

  130. Leonardo Braga Barreiro disse:

    Porque é a melhor maneira pra conciliar liberdade no trabalho com possibilidade de evolução contínua.

  131. Hks disse:

    Porque não consigo emprego em lugar algum na area de design ou eu viro freela ou continuo trabalhando em outra area (que não é a minha)

  132. itallo disse:

    Quero ser Freela para poder ter tempo para decidar atenção a um blog no nível da LOGOBR.

  133. Depois do caso ElisaSamudio “Bruno” já ñ é + bem visto pela sociedade. Quero ser freela pois todos tem medo d mim agora e ñ me dão mais emprego.

  134. Bruna S. disse:

    Para poder trabalhar a hora que eu quiser, de pijama e comendo doces 😀

  135. Leandro disse:

    quero ser Freela para não aturar nenhum Fela falando besteiras.

  136. Carlos j. disse:

    Pra não ter hora pra dormir, não ter hora pra acordar, não ter hora pra comer, e não receber direito nunca.

  137. Porque pegaria a aprovação final com o próprio cliente, e não teria “opiniões” do chefe.

  138. Diego disse:

    Quero ser freela para poder pegar a sessão de cinema cult nas terças à tarde no shopping próximo à minha cidade.

  139. Patricia Alexandra disse:

    Freela querem ser os meus alunos, e o livro vai-me guiar ao definir ‘norte’ a cada um deles!

  140. Mariana Fiusa disse:

    Quero ser freela pra poder trabalhar como, com quem e onde eu quiser, escolher meus clientes e jogar meu chefe pela janela! Seria ótimo!

  141. Daiane disse:

    Para criar livremente e ter minha arte reconhecida! 😉

  142. Pedro Augusto de Campos Hulpan Pereira disse:

    Porque já está mais do que na hora de engordar o porquinho. Só como funcionário ele está magrinho, magrinho.

  143. Tales Dantas disse:

    Quero ser um freela pra poder criar meus jobs a qualquer hora, no conforto da minha casa, sem chefe, sem trânsito, sem rotina, sem stress…

  144. Renato disse:

    Porque não agüento mais dedo na tela, empurra o box um milímetro para esquerda e clareia 2% a fonte. Chega de estrelismo de Dir. de arte.

  145. S. Quimas disse:

    O freela sofre da incerteza do trabalho continuado, mas vive a certeza da liberdade de criação.

  146. Cristine Guadelupe disse:

    Porque eu gosto de ter meus horários, mesmo que não tenha horário e de poder acordar de madrugada porque tive aquela ideia genial pra agora.

  147. Phillipe disse:

    Pq eu decidi ser livre pra fazer oq eu quizer! e nunca mais receber ordem de patrao.

  148. dani sá disse:

    Porque eu nunca vou me processar por assédio moral!

  149. Viviane disse:

    Porque trabalhar de freela é melhor…..
    trabalhar como designer por ai, não ganha nada.
    Não dão valor.
    Abraços e mão a obra

  150. João Gomes disse:

    Quero ser freela para não ver o meu design prejudicado por intermediários, poder determinar a relação entre tempo e trabalho e chegar ao salário que realmente mereço.

  151. Danilo disse:

    Quero ser freela porque estou cansado do meu patrão mandando em mim. Pra isso já tenho minha mulher, não preciso de mais um me controlando, heheh!

  152. Danilo disse:

    Quero ser freela porque estou cansado do meu patrão mandando em mim. Pra isso já tenho a minha mulher.

  153. Aparecida Candida Pereira disse:

    Pra não ter que aturar a “freela da p***” da minha chefe e nem os seus desmandos.

  154. Karla disse:

    Quero ser um freela para poder mostrar toda a experiência que ganhei nos anos que atuo e poder realizar meu trabalho de forma totalmente inovadora e ainda assinar embaixo.

  155. Só o freela proporciona a realização de sonhos. Ficar sempre perto da família n tem preço!

  156. Porque to precisando de grana! Alias, quem não ta?!

  157. Nathalia Rotsztejn disse:

    Quero ser um freela para poder entrar em blogs de design no horário de trabalho, sem pedir para o meu colega espiar se o chefe esta olhando.

  158. Eu desejo ser um freela principalmente, para trabalhar na Gestão de todas as tarefas – jobs, prazos, produção, materiais, documentações, reuniões, valores, etc. – de uma pessoa que já não tem mais tempo pra nada: eu.

  159. Lucas Emanuel disse:

    Quero ser freeLA porque AQUI há mais liberdade pra criar.

  160. Petter disse:

    Era uma vez um atendimento, no fim da história, ninguém viveu feliz para sempre. Por isso quero ser free lancer.

  161. Lucas disse:

    Porque sim, melhor ser honesto e direto do que passar vergonha com uma resposta engraçadinha com a palavra freela.

  162. Para poder explorar melhor meus horizontes criativos, sendo meu próprio patrão, fazendo meus próprios limites e claro faturar integralmente

  163. Hely disse:

    porque como diria o hit 80’s: eu sou free, sempre free, eu sou free demais!

  164. Tom disse:

    Porque o freela pode colocar em prática a sua criatividade e idéias, fazendo o uso do seu tempo na medida em que as idéias vão sendo despertadas na sua mente!

  165. João Santo disse:

    Porque ser designer é um desafio e ser designer é criar soluções!

  166. lucas disse:

    eu quero ser um freela para não ser um fella

  167. Mai Saito disse:

    Não sei se quero ser freela. Só vou saber depois que eu ganhar e ler “O Manual do Freela”! =D

  168. Maikell disse:

    Quero ser um FreeLa para ter a liberdade de criar sem ter um Chefe falando que não está bom!!!

  169. Paulo Dario disse:

    Porque ter liberdade de trabalho não tem preço.

  170. helio sales disse:

    Ser freela é ser free!

  171. Quero ser freela porque há mais liberdade de horário e de criação,mas também pelo desafio que é gerenciar a si mesmo e valorizar o meu trabalho!

  172. Jessy disse:

    Porque pensar fora da caixa não é para todos, é preciso estar fora da caixa.

  173. Para otimizar meu tempo! = Diminuir ruídos na comunicação com o cliente e declarar fim de expediente quando o dia não estiver mais produtivo

  174. Aurélio Jota disse:

    Porque eu disse: “Quebra minha mandala que eu to No Limite!”. Não aguento mais os processos de trabalho em agência.

  175. mario disse:

    Quero ser freela pra não precisar entrar na fila.

  176. Dodda Leite disse:

    Porque atuar como freelancer garante mais empreendedorismo, profissionalismo e qualidade constante dos serviços para o mercado como um todo.

  177. Amanda disse:

    Ser livre e correr perigo.. pura adrenalina! Como pensava Corneille “Vencendo-se sem perigo, conquista-se o triunfo sem glória”.

  178. Marina disse:

    porque, apesar de mais arriscado, é melhor curtir a sua própria criatividade

%d blogueiros gostam disto: