27 Responses to Novo logo: Carrefour

  1. Primeiramente, parabéns pelo blog. Sobre a nova logomarca do carrefour: Sensacional a nova logomarca, apesar das mudanças parecerem sutis para os leigos. Agora, sobre aquela cartela de símbolos em degradê…
    Primeiro , algumas parecem um peixe ornamental e segundo que a aplicação do degradê em alguns suportes é impossível, mas , vai saber.

  2. Thandara Yung disse:

    Nossa, agora vou ver o C pra sempre…

  3. É o tipo de redesign que eu gosto, particularmente. Melhorou sem mudar completamente o espírito da identidade original. Sobre a tipografia, tem muita cara de ser uma customizada. O “C” em negativo tem a mesma lógica de construção do “C” do logotipo. Isso não acontece por acidente. 😉 Os terminais e serifas também conversam com as formas do símbolo. Enfim, parece um projeto muito bem feito do ponto de vista da forma, realmente.

  4. Helvécio disse:

    Alguns trocadilhos se perdem na tradução, mas… Lá vai!!

    1. O que você diria se te ajudássemos a viver um pouco melhor a cada dia?
    2. Se encontrasse as coisas que você precisa a preços razoáveis?
    3. Se você pudesse convidar seus amigos para jantar sempre que quisesse, sem se cansar?
    4. Se você se beneficiasse com o progresso, sem ter que esperar que ele já esteja desatualizado?
    5. O que você diria se te ajudássemos a ver a vida de uma forma positiva?
    6. Carrefour: Positivo está de volta

  5. Michelle disse:

    Não tinha percebido todas aquelas coisas (o C, a seta, etc) no logo. Sobre o novo, acho q quase ninguém vai notar a diferença, a não ser pela aplicação nos degradês, q como comentou o Fernando, é de aplicação duvidosa.
    Eu prefiro redesigns q acrescentam algo. Pra que mudar, se a imensa maioria do seu público não vai notar. Eu prefiro investir em modenizações ou mudanças notáveis, aparentes…

  6. Essa coisa de marca cambiante, eu acho que veio pra ficar. Eu acho muito bom, pois o nosso dia-a-dia se mostra sempre em mudança, então porque não trazer isso para a cara de uma empresa, ou sua logo.

  7. a.david disse:

    E aí, Daniel, beleza?

    Acompanho o blog já há algum tempo mas nunca comentei aqui. Ótimo espaço, aliás!

    Quanto á reformulação da marca, achei excelente. As alterações no símbolo numa primeira análise são bem sutis, mas eficientes. O “C” estilizado da marca agora é o mesmo do alfabeto tipográfico que, suponho, tenho sido desenvolvido exclusivamente para a companhia. Achei bastante perspicazes todas essas mudanças. A identidade como um todo continua a mesma, só que mais sofisticada e suave. Pode parecer banal mas é justamente essa argúcia e sensibilidade que fazem desse trabalho um ótimo exemplo de branding bem feito. A Coca-cola frequentemente faz algo parecido e com a mesma maestria e sutileza. No final, continua-se com a sensação de que tudo permanece igual, embora as mudanças estejam lá, visíveis. Tenho algumas restrições em relação ás aplicações em degradê; acho que banalizam um pouco a marca. É um risco calculado, de qualquer forma, e faz sentido se observarmos o novo posicionamento da companhia e os conceitos que pretende passar.

    É uma pena que nem todos tenham a mesma percepção de quão importante é contar com gente séria quando se toma a sempre perigosa decisão de reformular uma identidade visual. Aqui, um exemplo desastroso:

    Para quem não sabe, a Hermes Pardini é o maior laboratório particular de análise de exames médicos de Minas Gerais. Por isso o meu espanto ao ver uma empresa tão grande e respeitada tratar a própria marca com tanta irresponsabilidade e indolência. Em uma análise bem superficial já se percebe as inúmeras falhas desta nova marca: A começar pelo símbolo grotesco, banal, ordinário e sem nenhuma personalidade. É trivial demais para ter sido concebido por alguém com um mínimo de talento ou senso de profissionalismo. A certeza de que este aborto não foi feito por alguém competente é a falta de aplicação minimamente decente de Kerning entre as letras. Repare na distância entre as três primeiras letras P,A,R e as quatro últimas, D,I,N,I. Chuto que o espacejamento entre as letras tenha sido feito com a “Shape Tool” no Corel Draw. Não bastasse a própria escolha tipográfica, que parece ser uma variação sem graça de Arial em caixa-alta. Lamentável! A nova marca do Pão de Açúcar parece uma obra-prima de design perto disso. Já tem quase um mês que vi a nova marca. Até agora ainda está entalada na garganta. Design corporativo realmente não é levado a sério por essas bandas…

    Fica uma sugestão interessante: Você poderia fazer um post comentando sobre as reformulações de identidades visuais mais mal feitas de 2009. É de fato um terreno perigoso, já que há uma boa dose de subjetivade quando se trata de analisar redesigns de marcas tradicionais. Muitas vezes a assimilação em um primeiro momento é difícil e o tempo se encarrega de mudar algumas opiniões. Nada disso porém, serve como pretexto para a aberração que é a “logomarca” da Pardini. É objetivamente péssima. Não tenho dúvidas de que encabeçaria qualquer lista de “Piores do ano”.

  8. a.david disse:

    Só para constar:

    http://www.brandsoftheworld.com/categories/health/129655.html

    A marca original não era necessariamente brilhante e tampouco maravilhosamente funcional, mas tinha alguma personalidade. Tudo isso é a título de curiosidade. Ganhar dinheiro com pseudo-design deve ser fácil hoje em dia.

  9. hg disse:

    opa
    modifiquei lá, espero que a contento, sempre fazemos referencias de onde extraímos o conteúdo, e consideramos o logoBr uma boa fonte de informação, inclusive alguns blogs nos agradecem pela indicação, e mais uma vez parabens pelo conteudo

  10. Cintia disse:

    Eu gostei da modernização do logo, e acho que as variações do logo em degradê e tons de rosa, roxo e amarelo são para trazer mais suavidade, feminilidade, positividade ao reposicionamento, já que as cores azul e vermelha do logo não iriam jamais ser mudadas, mas que não traduzem exatamente o “positivo” que a empresa quer expressar. Eu gosto do degradê e das cores, pois são mais pessoais e mostram a marca de forma mais agradável, sutil e colorida – o que aos meus olhos é bom!

    Parabéns pela pesquisa, Daniel.

  11. Eder disse:

    Olá a todos.

    Gostei deste redesign. Poucas marcas conseguem fazer isso.

    Esta mudança sutil veio em boa hora, já que o logotipo antigo estava um tanto datado e “desgastado” perante as outras empresas do segmento que se renovaram.

    Nada de novo, o Carrefour também está com a mesma proposta de posicionamento das grandes concorrentes como Wallmart, e outros grandes grupos (sustentabilidade, ecologicamente correto e por aí vai…). As embalagens das marcas próprias e toda comunicação refletem bem esta mudança. Portanto usar a marca com estes efeitos gradientes foi acertado, pois isso permitiu a aplicação de maneita limpa e objetiva, além disso, facilitou a aplicação desta assinatura para mídias publicitárias e produtos em suas extensões de linha – a tecnologia de hoje não deixa a desejar para impressão – e para completar, a marca não perdeu suas características.

    Quanto ao escritório responsável pelo redesign, acredito que foi a Interbrand,que atende o Carrefour e, recentemente fizeram o redesign de uma das marcas do Grupo, o supermercado “Dia %”, embalagens de marcas próprias e toda estratégia de marca (vale a pena ver o case do Dia %).

    Não vou me extender para a questão da forma (logotipo e o símbolo) que na minha opnião está bem alinhada.

    Grande Abraço a toda equipe do LogoBR.

    Eder Santos
    São Paulo – SP

  12. “Positive is Back” é “O positivo está de volta”.

  13. Eder disse:

    Olá a todos.

    Gostei deste redesign. Poucas marcas conseguem fazer isso.

    Esta mudança sutil veio em boa hora, já que o logotipo antigo estava um tanto datado e “desgastado” perante as outras empresas do segmento que se renovaram.

    Nada de novo, o Carrefour também está com a mesma proposta e posicionamento das grandes concorrentes como Wallmart, e outros grandes grupos (sustentabilidade, ecologicamente correto e por aí vai…). As embalagens das marcas próprias e toda comunicação refletem bem esta mudança. Portanto usar a marca com estes efeitos gradientes foi acertado, pois isso permitiu a aplicação de maneita limpa e objetiva, além disso, facilitou a aplicação desta assinatura para mídias publicitárias e produtos em suas extensões de linha – a tecnologia de hoje não deixa a desejar para impressão – e para completar, a marca não perdeu suas características.

    Quanto ao escritório responsável pelo redesign, acredito que foi a Interbrand, que atende o Carrefour e, recentemente fizeram o redesign de uma das marcas do Grupo, o supermercado “Dia %”, embalagens de marcas próprias e toda estratégia de marca (vale a pena ver o case do Dia %).

    Não vou me extender para a questão da forma (logotipo e o símbolo) que na minha opnião está bem alinhado.

    Grande Abraço a toda equipe do LogoBR.

    Eder Santos
    São Paulo – SP

  14. […] sobre a transformação da logo do Carrefour. Vou colocar o redesign aqui, mas vale a pena entrar lá e conferir o estudo […]

  15. Tem que ter cuidado pra dizer que o que tem no meio do logo é um ‘C’. Descobri isso fazem dois anos e achei uma péssima descoberta. Antes eu via setas, uma âncora, uma carinha feliz, agora só vejo a seta.

  16. Guto disse:

    Parabéns pelo artigo. Tecnicamente muito bom os comentários, agora…
    já tá se cocando pra atirar uma pedra, né? rsrs

  17. Eduardo disse:

    Caraca, eu li logomarca no primeiro comentário????

  18. Jana Santos disse:

    Gostei bastante do novo redesign, sútil como mudanças marcantes. A única coisa que não me agradou foi as apluções, nossa achei-as muito carregadas, cheios de degradê. Isso não tem cara de Supermecado. E ainda: até um tempo atrás eu não via nem aqui nem na china o C no símbolo e sim um boneco hehehehe.

  19. Padronizar a fonte do símbolo com o do logotipo facilitou bastante a identificação do mesmo. Bem bacana.

  20. diego disse:

    a fonte é a cooper medium

  21. […] outubro de 2009 o LOGOBR postou sobre o redesign da rede Carrefour. E agora, com exclusividade, vamos mostrar algumas imagens do manual de marcas do novo projeto (se […]

  22. Agni disse:

    Gostei do Redesign, principalmente da nova tipografia. Porém não achei interessante o trabalho com degradês. A vivo trabalha diversas cores, porém de forma chapada, e fica bom. Agora degradê… não gostei!

  23. Sheder disse:

    Foi feito um ajuste fino no logo deixando sua imagem muito melhor. show de bola

    ps.: bloguizinho porreta esse.

  24. […] Vou me prender nos vídeos, mas a mudança do Carrefour vai um pouco alem [aqui e aqui]. […]

  25. Jane disse:

    estou fazendo um projeto no meu curso de design sobre logotipos, e sua materia me ajudou muitoo!

    Muito boa!
    adorei

  26. […] Para entender mais, leia os posts sobre o rebranding da marca O Boticário, Lupo e Carrefour. […]

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