Dicas e sites para portfólios

Aloha!

Em dezembro de 2008, tive a satisfação de conhecer a Cíntia, brasileira que trabalhava no Canadá. Após muita conversa, convidei ela a escrever um artigo sobre portfólios impressos para o LogoBR que, muito pronta e gentilmente, aceitou. Por isso, antes de mais nada, obrigado Cíntia! Espero que me perdoe pela demora.

Bem ela me escreveu e me enviou (isso me janeiro de 2009). Demorei um pouco para publicar pois eu queria escrever uma parte do artigo, que seria dedicado a dicas de sites que hospedam portfólios. Seis meses depois, cá está o post! 😀

Ressalto que o artigo foi escrito pela Cíntia por isso os créditos são todos dela. Somente a parte dos sites é que foi escrita por esse pequeno garato. Espero que gostem!

==========

Dicas para Portfólios

Um portfólio bem feito abre muitas portas, enquanto um “meia-boca” com certeza prejudica sua probabilidade de sucesso. O seu portfólio é a única forma que um cliente tem de analisar o seu trabalho, muitas vezes sem que você possa apresentar ou explicar as peças. Por isso, você deve usar algumas técnicas que farão você se destacar dentre a multidão, mostrando sua criatividade, suas habilidades e a variedade de técnicas, sem esquecer aquele toque especial que vai dar personalidade ao seu trabalho.

Definindo o tipo de portfólio
Defina qual o tipo de portfólio que você quer e qual o seu propósito. É para um estágio? Um primeiro emprego? Para cada situação você vai precisar de um tipo de apresentação, por isso pense bem e escolha o tipo mais adequado. Se for uma entrevista, por exemplo, pense em levar uma cópia do currículo e uma cópia impressa do portfólio que possa ser deixada com eles. Se você não for se encontrar pessoalmente com o cliente, considere enviar um CD ou DVD (certifique-se de etiquetar a mídia e a caixinha com uma etiqueta personalizada que inclua seu nome, endereço, telefone e email) ou mostrar seu portfólio online (esse último que vamos falar mais a diante).

Escolhendo o tipo de pasta
O tipo e o tamanho da pasta que você escolher são fundamentais para se decidir o que vai ter dentro. A pasta não precisa ser cara e extravagante, mas tem que parecer profissional, limpa e organizada. Se você deseja imprimir peças em tamanho grande para mostrar detalhes, escolha uma pasta maior desde o início. Mantenha uma consistência com o tipo de papel que você usa de fundo e a posição das peças no papel, o portfólio tem que ter fluência, para não distrair o cliente e para mostrar seu nível de organização e critério linear.

Escolhendo as peças
Escolha uma variedade de trabalhos, mas só as peças memoráveis. Procure mostrar toda a diversidade de projetos que você já trabalhou e as ferramentas que você utiliza. Limite o número de amostras que você vai apresentar, no máximo 15. Não adianta ter muitas peças razoáveis. Melhor ter poucas excelentes. Em vez de cansar o cliente, deixe-o com aquele gostinho de quero mais. Se possível, tente mostrar o processo evolutivo de alguns trabalhos, como um “antes e depois”, para exemplificar sua contribuição no projeto, suas habilidades, seu critério de trabalho.

Organização
Organize suas peças de acordo com a descrição da vaga de trabalho e das tarefas. Um portfólio deve sempre ser fácil de atualizar e modificar.  Quanto mais atual, melhor, e quanto mais fácil de ficar atualizando, melhor ainda. Escolha as peças que tem mais a ver com o perfil da vaga – se for uma revista, escolha projetos de diagramação, por exemplo.

Começa forte, termina mais forte ainda
Você com certeza quer deixar uma boa primeira impressão no cliente, escolhendo uma peça excelente para começar a pasta, mas a qualidade tem que aumentar com o passar das páginas. O fim do portfólio é tão importante quanto, senão mais do que o começo, pois você vai deixar fresco na memória do cliente que você tem trabalhos excelentes!

Apresentação
Tenha certeza de que a qualidade de impressão é boa, que não tem nada descolando, sacudindo, saindo do lugar. Se for incluir currículo, coloque no final, junto de outros impressos que não sejam peças criativas.

Portfólio online
Crie um único portfólio online (de preferência com o seu primeiro e ultimo nome como o domínio do site) com várias de suas peças – dessa vez você pode colocar mais, pois o cliente escolhe quais peças quer ver.  Se você criar thumbnails das peças fica ainda mais prático para o usuário visitar as peças que lhe chamar mais atenção. O portfólio online é bem mais fácil manter atualizado do que o impresso, e é o portfólio que tem mais alcance, pois pode ser visto por clientes do mundo inteiro. Por isso, faça um teste com amigos ou até desconhecidos para saber se seu site está fácil de usar ou se tem peças desinteressantes que possam cair fora da lista. Cuidado para não colocar imagens desnecessariamente pesadas para não comprometer o carregamento e fazer com que o cliente desista de ver suas peças e parta para outro portfólio.

Aqui, eu (Daniel) deixo como dica alguns sites que oferecem um ótimo serviço de hospedagem gratuita de portfólios, bastante apenas você escolher o que melhor se adéqua as suas necessidades. De alguns vou falar mais, de outro somente os links, mas todos são muito bacanas! 😉

krop

Site: Krop
Exemplo: Dan Abrams
Idioma: EN
Tipo: Free e pago

Segundo eles, “portfólio profissional não é lugar de fazer amigos, de ter comentários ou de publicidade.” Com uma declaração como essa, você já imagina o naipe do serviço que tem, entre seus usuários, Dan Abrams. Com um visual com jeito “Apple de ser”, o site é um ótimo e belíssimo serviço. Como é de se esperar, as contas free tem limites: 10 imagens. Pode ser usado com uma espécie de “Portfólio Premium”.

zuinn
Site: Zuinn
Exemplo: Bruno Tavares
Idioma: PT
Tipo: Free

Esse projeto sensacional e 100% brazuca te dá a oportunidade de ter um portifa em Flash sem nem mesmo saber o que é ActionScript. Você só precisa de uma conta no Flickr que o Zuinn faz todo o resto. Além disso, ele coloca na sua página principal todos as suas atuzlizações no Twitter.

behance
Site: Behance
Exemplo: David Pache
Idioma: EN
Tipo: Free

O Behance é um rede de profissionais criativos. Sem limites para upload, ele oferece uma vasta gama de customização, grupos de discussão e inspiração e contato direto com outros grandes profissionais do design. Apesar de ser um inglês, já tem um grande numero de brazucas por lá. (Texto do LOGOBR sobre o Behance)

deviantart

Site: DeviantArt
Exemplo: Raven30412
Idioma: EN
Tipo: Free

O DeviantArt é adorado por uns e odiado por outros. Independente disso, é um lugar bacana para hospedar suas criações. Eu, particularmente, não aconselho a enviá-lo a clientes, acho muito confuso o site. Porém, não deixa de ser um boa opção.

carbonmade

Site: Carbonmade
Exemplo: Cíntia Stela
Idioma: EN
Tipo: Free e pago

O Carbonmade é simples e direto ao ponto. Nele você pode subir até 35 imagens com textos e links diversos. Ele também te dá uma página About simples, onde você coloca seus dados e contatos. Para subir mais que 35 imagens, você precisará de algumas doletas. Uma boa opção pra quem tem um portfólio pequeno e não quer nada extravagante.

Finalcrit

Site: FinalCrit
Exemplo: Matthew Brooks
Idioma: EN
Tipo: Free

Considero uma versão do Carbonmade. Nele você pode carregar o seu logo que fica no canto direito inferior, um diferencial.

designUp

Site: DesignUp
Exemplo: Emerson de Souza
Idioma: PT
Tipo: Free

Outra opção em português pra galera não tão familiarizada com o inglês. Tem local para anuncio de vagas, bookmarking e inspiração.

Outros sites de portifólios:

CGportifólio (EN, Free)

FigDig (EN, Free)

Clube de Criação Web (PT, Free)

CoroFlot (EN, Free)

CreativeFolks (EN, Free)

Referências externas (em inglês):

Ultimate Guide To Using WordPress For A Portfolio

How To Build Your Own Single Page Portfolio Website

7 Ways to Build Trust on a Portfolio Site

Create a Grid Based Resume/CV Layout in InDesign

12 Steps to a Super Graphic Design Portfolio

How to Make a Design Portfolio

Design Portfolio Tips

10 Tips On Creating A Design Portfolio, From 10 Yetis

The Good, the Bad, and the Ugly of Portfolios

Aquele toque especial
Mesmo tendo um portfólio impecável, você ainda estará competindo com centenas de outros designers famintos, e é aí que entra o seu toque especial. Para se destacar dos demais, você tem que mostrar aquele extra. Composições que possuam uma variedade de técnicas, cores e escalas farão o seu trabalho se sobressair. Mostre que você raciocina, conceitualiza, busca significado. A qualidade do trabalho é muito mais importante do que uma apresentação extravagante. O trabalho tem que falar por si só.

Mostre a sua personalidade, pois assim você será mais facilmente lembrado. Não se faça de sabedor de tudo, apenas do que você realmente sabe. Reconheça seus pontos fortes e fracos que você será muito melhor visto. Se você é mais mídia impressa do que web e precisar de um programador, é só terceirizar um.

Se você parar agora e gastar um tempinho analisando e revendo o seu trabalho, e montar um portfólio bem pensado, você verá a recompensa a curto e longo prazo durante toda a sua carreira.

Mãos a obra e boa sorte!

Se alguém souber de mais algum seviço que vale a pena experimentar, não esqueça de deixar o link ali nos comentários para todos. 😉

Sobre a Cíntia: Cintia Stela é brasileira, nascida em São Paulo. Se formou em Comunicação Social em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero em 2006 e cursou o primeiro ano de Design na Escola Panamericana de Arte em 2005. Estagiou em empresas de Pesquisa de Mercado e em 2004 iniciou como assistente de arte na agência Café Comunicação. Trabalhou também nas agências Smart Propaganda e R2Mix Comunicação Integrada até março de 2008, quando foi para o Canadá para estudar inglês e trabalhar como designer em uma pequena agência de Vancouver. Para conhecer mais seu trabalho, visite seu portfolio online www.cintiastela.carbonmade.com, que em breve mudará para o domínio www.braindrops.com.br.

19 Responses to Dicas e sites para portfólios

  1. jorge montana disse:

    Aconselho dar uma olhada no site da rede latinoamericana de design http://www.rldiseno.com
    Tem uma otima mistura de portifolio e rede social
    Excelente artigo

    • Daniel Campos disse:

      Vlw pela dica Jorge!
      Espero que tenha gostado do artigo. Se tiver alguma critica ou sugestao para melhora do LogoBR, por favor, nao exite em nos enviar ok! Obrigado pela participação!

      Abs
      Daniel

  2. Emanoel disse:

    O DeviantArt não é um site para portfolios, é uma comunidade artística.

  3. Muito boa a postagem!
    Parabens aos colaboradores tambem.

  4. nitr0wz disse:

    o deviantart está com uma alternativa boa para portfolio e de graça. http://www.daportfolio.com. da uma conferida.
    abrax

  5. Fábio Léda disse:

    Eu considero o DevianArt um misto de comunidade artística e portifólio, afinal, a intenção do site é essa. Tanto é que o site tem uma série de características, como dados EXIF de câmeras digitais (como no FlickR), as opções de download, de print, copyright, tags e seleção de categoria dos trabalhos postados.
    Há um mês mais ou menos, o DevianArt disponibilizou um serviço de portfolio legal e bem customizável. As contas free podem criar 4 álbuns de 18 imagens cara. A apresentação é bonita e limpa, além de ser livre de qualquer propaganda. Tô testando e gostando: http://fabioleda.daportfolio.com
    Abraço e parabéns pelo blog e pelo artigo!

  6. Mariana disse:

    Estou fazendo meu portfolio e tinha visto só o carbonmade. Achei muito legal, pq de uma certa forma a foto fica protegida. Infelizmente ainda tem gente que salva as fotos e sai por ai tirando nossos creditos.
    Gostei muito das dicas, vou olhar cada site com calma e ver o que é melhor. Achei o carbonmade e o krop super legais, mas o ruim é que tem limite para fotos. Os que são free, tem sempre muita publicidade.
    Estou fazendo um port impresso também, mas estou fazendo com calma, escolhendo com cuidado. Um bom portfolio é o cartao de visita definitivo! Mesmo que se evolua no trabalho, um portfolio ruim vai ser lembrado por mto tempo.

    bjs

  7. Mariana disse:

    Esqueci de perguntar sobre os creditos. Eu costumo colocar. Fotografo show e normalmente, as fotos aparecem no blog da banda e tudo. Fica a duvida… coloca-se em marca d’agua na foto toda, nesse caso, ou só no canto basta?

  8. […] 31/07/2009 · Arquivado em Artigos, Dicas, Uncategorized Um portfólio bem feito abre muitas portas, enquanto um “meia-boca” com certeza prejudica sua pr… […]

  9. Diego disse:

    Olá, e quanto a portfólios para trabalhos de áudio-visual? Vocês tem alguma dica? Sei do vimeo, que é uma vitrine até interessante dos trabalhos, mas ele me parece um pouco o “youtube dos designers” do que propriamente um canal onde possam ser expostos os trabalhos de vídeo.

  10. […] pouco mais de um ano, o LOGOBR levou ao ar um artigo com dicas para portfólios impressos e digitais, escrito por mim (Daniel) e pela designer Cítia […]

  11. […] então vão algumas dicas que encontrei no logo.br algumas dicas pra lá de interessantes para dar uma “upada” no seu […]

  12. […] autorais e sua reproduzão completa não é permtida. Continue lendo esse post em sua fonte orginal LogoBR. Esta entrada foi publicada em Carreira. Adicione o link permanenteaos seus favoritos. ← […]

  13. Cecília disse:

    Olá, tenho uma duvida quanto ao carbonmade.
    gostaria de saber se pagando pelo serviço eu consigo mudar o dominio… ao invés de ceciliamoreno.carbonmade.com eu posso trocar para http://www.ceciliamoreno.com.
    aguardo a resposta. desde já agradeço!

  14. Cecília disse:

    ah, este site acima é só um exemplo.

  15. […] Dicas para montar seu portfólio online. + Dicas: O LogoBr também fez um post falando sobre portfólio (com alguns sites que citei também). + Dicas: Como criar o portfólio […]

  16. ALEX SANDER disse:

    Boa Tarde amigo!

    de todos esses links praticamente conheço todos, segue um link que conheci a pouco de um mês é brasileiro, achei muito bom e espero que gostem:

    http://www.kawek.com.br

    • Daniel Campos disse:

      Maravilha Alex.
      Esse post está bem desatualizado. Nossa intenção é fazer um novo quando estivermos com o site (logobr.org) no ar. Vamos usar seu referencia.
      Muito obrigado

      Abração
      Daniel

Deixe um comentário